Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Bragantino leva virada do Flamengo e se afasta da liderança

Por: Lucas Soares
2 meses atrás em 23 de julho de 2025
Foto: Adriano Fontes/Flamengo


Nesta fria noite de quarta-feira, o Red Bull Bragantino recebeu o Flamengo no Estádio Cícero de Souza Marques, em um confronto direto pela liderança do Brasileirão Série A. Válida pela 16ª rodada do campeonato, a partida foi marcada por um alto nível tático — como se esperava, dado o posicionamento das equipes na tabela — e pelo gol relâmpago do Braga, com menos de dez segundos do segundo tempo.


Mesmo com oito desfalques, o clube carioca soube aproveitar bem as substituições, colocando em campo jogadores que elevaram o nível da equipe na segunda etapa e foram decisivos na busca pela virada — algo que não se repetiu no lado do Massa Bruta. As alterações feitas por Fernando Seabra reduziram a qualidade técnica do Bragantino, que não teve forças para manter o mesmo ritmo no segundo tempo, e acabou por sofrer a virada no placar de 2 a 1.


Escalações


RB Bragantino: Cleiton, Andrés Hurtado (Gustavo), Guzman Rodrígues, Pedro Henrique (Eduardo), Guilherme Lopes, Gabriel, Eric Ramires (Praxedes), Jhon Jhon, Henry Mosquera (Vinicinho), Lucas Barbosa (Fabinho) e Sasha (Pitta). Técnico: Fernando Seabra


Flamengo: Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Varela (Viña), Evertton Araújo, Jorginho, Arrascaeta, L. Araújo (Wallace Yan), Bruno Henrique e Pedro (Juninho). Técnico: Felípe Luis


Primeiro tempo


O Bragantino iniciou a partida pressionando alto, tentando sufocar a saída de bola do Flamengo e dominando a posse nos primeiros minutos. Apesar do volume ofensivo inicial, a equipe apresentou muitos erros técnicos, o que impediu a criação de chances mais claras. Aos poucos, o Flamengo foi equilibrando as ações e, aos 13 minutos, Arrascaeta obrigou o goleiro Cleiton a fazer grande defesa em finalização de fora da área.


A partir dos 15 minutos, o time carioca passou a dominar o jogo e rondar a área adversária com mais frequência. Com troca de passes rápidos e boa movimentação, o Flamengo impôs dificuldades à marcação do Bragantino, embora tenha esbarrado em uma defesa bem postada, que conseguiu bloquear as finalizações.




O Bragantino respondeu apostando em bolas longas e retomou maior controle da posse aos 25 minutos, mantendo o jogo equilibrado. Aos 41, veio a primeira grande chance da equipe: em cobrança de falta de Jhon Jhon, Rossi fez uma defesa espetacular, garantindo o 0 a 0 até o intervalo.


Segundo Tempo


Com menos de dez segundos de bola rolando, o Bragantino surpreendeu o Flamengo com uma jogada ensaiada de velocidade. Jhon Jhon lançou em profundidade para Lucas Barbosa, que avançou e tocou na saída de Rossi para abrir o placar no Maracanã: 1 a 0.


Mesmo em desvantagem, o Flamengo manteve o ritmo intenso e seguiu criando oportunidades, enquanto o Bragantino tentava cadenciar o jogo. A equipe rubro-negra passou a rondar mais a área adversária, mas viu o Braga crescer no contra-ataque. Lucas Barbosa teve mais uma boa chance em escapada rápida, e Saha levou perigo em cabeçada.


O Flamengo pecava nas decisões no último terço do campo, e o Bragantino aproveitou o momento para se soltar mais. Aos 20 minutos, porém, veio o empate. De Arrascaeta cobrou falta na segunda trave e Léo Pereira cabeceou no chão. O goleiro Cleiton saiu mal e não conseguiu defender: 1 a 1.


O time da casa cresceu na partida e foi em busca da virada. No entanto, por volta dos 30 minutos, o ritmo caiu, com ambas as equipes demonstrando sinais de desgaste.


A virada rubro-negra veio aos 39. Em jogada rápida, Wallace Yan recebeu livre na entrada da área e tocou com precisão para Wesley, que apareceu pela direita e bateu de primeira, cruzado, sem chances para Cleiton: 2 a 1 Flamengo.


Próximos compromissos


O Braga volta a campo no próximo sábado, 26, contra o Fortaleza, fora de casa. Já o Flamengo recebe o Atlético Mineiro, em casa, no domingo, 27.