Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Processos internos e CT entram no plano com Matheus Costa

Por: Gabriel Turolla
1 mês atrás em 29 de julho de 2025
Foto: Raphael Silvestre/Guarani


A chegada de Matheus Costa ao Guarani, na reta final da Série C, vai além do campo. A entrevista coletiva de sua apresentação deixou claro que o clube mira um projeto mais estruturado, com processos internos definidos, investimento na base e um sonho antigo ganhando força: a construção de um centro de treinamento.


“Se a gente não fizer o centro de treinamento agora, o Guarani não vai sair do lugar”, afirmou Elano, auxiliar técnico e ex-jogador do clube. Ele defende que a estrutura é essencial para valorizar os jovens talentos e dar sustentação ao trabalho no profissional.


Farnei, coordenador de futebol, detalhou os avanços nos bastidores. “A gente conseguiu montar o Manual do Atleta, já está sendo praticado. Também fizemos o Manual do Visitante e colocamos o Plano de Ação para aprovação no Conselho.” A ideia é que os processos deixem de depender de pessoas e passem a ser institucionalizados.


“Farnei e Elano são passageiros dentro do Guarani. O Matheus, tomara que fique 10 anos, mas também é passageiro. Os processos têm que ser do clube”, afirmou.


No campo, o novo técnico assume com contrato até 2026 e apoio da diretoria para se manter a longo prazo. “Tenho certeza que o Matheus é um cara que vai vir aqui e vai fazer morada em Campinas e vai ficar bastante tempo”, declarou Farnei.


Com base valorizada, negociações em andamento e reforços sendo estudados, a direção do Bugre aposta que o fortalecimento estrutural é tão importante quanto a briga pelo acesso. “O Guarani vive de formação. Historicamente é isso”, disse Elano.