Montagem: ReproduçãoA Copa Paulista de 2025 conta com 23 clubes distribuídos em quatro grupos de seis times, com exceção do Grupo 1, que tem cinco participantes. Para avançar à próxima fase da competição, é preciso encerrar as dez rodadas da fase de grupos entre os quatro primeiros colocados de cada chave.
Nesta quarta-feira, 30 de julho, foi concluída a sétima rodada da primeira etapa do campeonato, e alguns clubes já garantiram, de forma matemática, a classificação para a próxima fase, ao alcançarem uma pontuação que os impede de serem ultrapassados na tabela. Confira abaixo quais são esses times, já em ordem da tabela geral do campeonato.
A equipe do São José é a primeira colocada na classificação geral da Copa Paulista, tendo conquistado 16 pontos em sete rodadas disputadas, com cinco vitórias, um empate e uma derrota apenas. O time de Marcelo Marelli é o favorito ao título do campeonato, apresentando um futebol sólido e um time com identidade dentro de campo.
Além disso, a Águia do Vale já demonstrou não ter dificuldades com grandes jogos, vencendo os dois Clássicos do Vale que disputou contra o Taubaté, por 2 a 0.
O Primavera aparece logo atrás como um dos únicos ainda invictos no torneio. Com 15 pontos em sete jogos, já são quatro vitórias conquistadas além de três empates. O treinador Fernando Marchiori perdeu apenas um dos últimos 16 jogos com a equipe, considerando também as partidas da Série A2 do Paulista desta temporada.
Com a organização de uma SAF e o projeto para a disputa do Paulistão A1 no ano de 2026, o Fantasma é um dos favoritos desde o início da Copa.
Colado no Primavera e em segundo colocado do mesmo grupo, o Nhô Quim está mais uma vez garantido na próxima fase de uma competição estadual. Já são 16 classificações consecutivas a uma segunda fase de torneios estaduais, sendo 8 na Série A2 e 8 na Copa Paulista.
O atual campeão do torneio não podia estar fora dos melhores colocados. Após a convincente vitória de hoje sobre o Linense, o Azulão garantiu sua vaga nas oitavas com uma partida de antecedência, já que o Grupo 1 tem apenas oito rodadas para serem disputadas. Pela tabela, o Noroeste que é o primeiro fora do G4 até poderia alcançar o AMA, mas para isso teriam que vencer o Linense, o que impossibilitaria o clube de Lins a passar o Monte Azul, assim garantindo uma vaga dentro da zona de classificação do grupo.
Como o primeiro a se classificar na sua região, o União São João surpreendeu aos seus adversários com uma boa sequência invicta no campeonato, que resultou na liderança e na classificação antecipada para a próxima fase. Já são quatro vitórias, dois empates e uma derrota em todas as sete partidas.
O Comercial aparece logo em seguida no Grupo 2, com 13 pontos. A equipe de Roberval Davino começou bem a competição, com três vitórias consecutivas que encaminharam a classificação antecipada. Apesar de uma oscilação no meio da campanha, o time se recuperou diante da Itapirense no jogo passado e, ao fim da sétima rodada, garantiu sua vaga nas oitavas de final.
Logo atrás vem o Prudentão, mostrando que a boa campanha no Paulista A2 de 2025 se estendeu para a Copa Paulista, e o trabalho de Rogério Corrêa segue dando resultado. São três vitórias e três empates nestes seis jogo disputados, se tornando mais um dos invictos no torneio.