O Ituano encara uma reta final decisiva na luta pela classificação ao G-8. Com cinco rodadas restantes, o primeiro desafio acontece na próxima segunda-feira (4), às 19h30, contra o Londrina, no estádio Novelli Júnior, pela 16ª rodada.
Os próximos dois jogos do Galo de Itu serão em casa. Para voltar a sonhar com a vaga, a equipe precisa melhorar o desempenho como mandante, que tem sido um dos principais obstáculos nesta campanha.
Em sete partidas disputadas no Novelli Júnior, o Ituano venceu apenas duas vezes, empatou três e sofreu duas derrotas. Com esse aproveitamento, aparece como o quarto pior mandante da Série C. Os triunfos ocorreram diante de Tombense e Retrô, esta última, a única vitória da equipe nos últimos dez jogos.
Além disso, empatou com Brusque, Floresta e São Bernardo, e foi derrotado por Ponte Preta e Botafogo-PB. Ao todo, somou nove pontos em 21 disputados em casa. Apenas Retrô (também com nove pontos, mas saldo inferior), Maringá (oito) e ABC (quatro) têm desempenho pior, mas com um jogo a menos.
Com apenas uma vitória nas últimas dez partidas e aproveitamento de 23,3%, o time que já liderou o torneio agora convive com o risco de rebaixamento. Atualmente, o Ituano é o décimo colocado, com 17 pontos. A distância para o G-8 é de três pontos, a mesma que o separa da zona da degola.
Depois do confronto com o Londrina, o Rubro-Negro volta a jogar em casa contra o Confiança, encerrando a sequência de dois jogos no Novelli. Até o fim da primeira fase, restam 15 pontos em disputa.