Há 47 anos, em 13 de agosto de 1978, o Guarani se tornava o primeiro, e até hoje único, clube do interior do Brasil a conquistar a elite do Campeonato Brasileiro. No Brinco de Ouro, em Campinas, diante de um estádio lotado, o Bugre venceu o Palmeiras por 1 a 0, com gol decisivo de Careca, e levantou a taça.
Naquele ano, o time superou favoritos ao longo da campanha. Na final contra o Palmeiras, venceu as duas partidas pelo mesmo placar. No jogo de ida, no Morumbi, 1 a 0 com gol de pênalti de Zenon; no duelo de volta, em Campinas, Careca garantiu o título.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A campanha do Bugre foi de 32 jogos, com 20 vitórias, oito empates e apenas quatro derrotas. O time-base tinha Neneca; Mauro Cabeção, Gomes, Édson e Miranda; Zé Carlos, Renato e Zenon; Capitão, Careca e Bozó, sob o comando do técnico Carlos Alberto Silva.
Primeira fase
Segunda fase
Terceira fase
Quartas de final
Semifinal
Final
Hoje, quase meio século depois, o Bugre vive realidade distinta. Disputando a Série C do Campeonato Brasileiro, o time luta por uma vaga na próxima fase para manter vivo o sonho do retorno à segunda divisão. Atualmente, ocupa o 11º lugar, com 20 pontos, um atrás do G-8, a três rodadas do fim da primeira fase.