Hérnia afasta Yuri Alberto por longo período; saiba mais

Por: Pedro César Lélis
2 meses atrás em 14 de agosto de 2025
Foto: Wanderson Oliveira / Meu Timão


O atacante Yuri Alberto foi submetido a uma cirurgia na madrugada desta quarta-feira, 13, após sentir fortes dores abdominais. O diagnóstico confirmou hérnia inguinal, lesão que já afastou recentemente outros dois atletas do elenco: o zagueiro Gustavo Henrique e o lateral-esquerdo Hugo.


O Corinthians confirmou que o jogador deve receber alta nesta quinta-feira. O prazo estimado para retorno é de três meses, segundo especialistas — o que colocaria sua volta apenas em novembro.



Coincidência ou tendência?


Com três casos semelhantes em pouco mais de três meses, o assunto despertou atenção nos bastidores. Internamente, o clube afirma que trata-se de uma coincidência e que não há relação direta entre as lesões.


A avaliação é de que a chamada “hérnia de atleta” é comum entre jogadores profissionais e, em muitos casos, não impede a prática esportiva. Apenas quando há agravamento, com protuberância na parede abdominal, é necessária a cirurgia.



Especialista detalha lesão e recuperação


O cirurgião do aparelho digestivo André Augusto Pinto, da Clínica Gastro ABC, explicou como ocorre o problema e qual é o caminho de reabilitação.



“Para os atletas, o repouso é por, pelo menos, oito semanas. Com oito semanas, eles iniciam uma atividade física leve, reforço da musculatura em academia ainda sem muito impacto. Aos poucos, vão intensificando as atividades. O retorno aos gramados, como é o caso do Yuri Alberto, do Corinthians, deve ser com três meses.”



O médico também descreveu o que caracteriza a hérnia inguinal:





“Hérnia inguinal é uma fraqueza na região inguinal, ou seja, na região da virilha, tanto do lado direito como do lado esquerdo. Esse orifício na musculatura faz com que o conteúdo abdominal, as alças intestinais e outros tecidos, saiam causando dor na região da virilha. Pode acontecer com mulheres também, mas é mais comum em homens. Pode acontecer na fase adulta ou em crianças, geralmente quando são obesos ou quando fazem muita atividade física.”




Outros casos no elenco


Gustavo Henrique foi operado no início de maio, voltou a treinar no fim de junho e participou da retomada do Brasileirão em 13 de julho.
Hugo passou por cirurgia em 18 de julho e, quase um mês depois, ainda não retornou aos treinos.



Mais um desfalque importante


A cirurgia interrompe mais uma vez a temporada de Yuri Alberto, que já havia ficado dois meses afastado por causa de uma fratura em uma vértebra lombar. A ausência vem em um momento de carência no setor ofensivo, que também não conta com Memphis Depay.