Neste final de semana, o Monte Azul encara a Francana em duelo válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa Paulista de 2025. Esta não será a primeira vez em que as equipes se enfrentam nesta temporada, já que se encontraram também na Série A3 do Campeonato Paulista deste ano, em partida que terminou 1 a 1.
Pela Copa Paulista, as equipes já se enfrentaram quatro vezes em jogos de fase de grupos das edições de 2013 e 2024. O Monte Azul nunca perdeu para a equipe de Franca, tendo duas vitórias e dois empates.
O confronto realizado neste ano foi marcado pelo equilíbrio em uma rodada que ainda marcava o início de ambos os times na temporada. Com cinco pontos cada um até aquele momento, nenhuma dos dois times havia perdido ainda no campeonato.
No primeiro tempo, a Veterana começou mais ofensiva, criando boas oportunidades, mas parou na segurança do goleiro Zanella repetidas vezes, não conseguindo abrir o placar. O Monte Azul, por sua vez, aproveitou melhor suas chances e marcou aos 37 minutos com Cirilo, em finalização após escanteio.
A partida, que já vinha pegada, ganhou ainda mais emoção quando Zanella foi expulso na saída para o intervalo, deixando o AMA em desvantagem numérica.
Na etapa final, o Monte Azul se fechou para segurar o resultado, enquanto a Francana intensificou a pressão. Apesar das dificuldades nas finalizações, o time da casa insistiu até o fim e, já nos acréscimos, conseguiu o empate quando Marlon sofreu pênalti e Breno converteu, garantindo o 1 a 1 no Lancha Filho.
Assim, o que se teve do último confronto entre Francana e Monte Azul foi um volume ofensivo maior da Veterana, mas com pouca eficiência, e um Monte Azul que aproveitou a bola parada, resistiu com um a menos, mas cedeu no fim.