Galo de Itu foi o único entre os clubes que vieram da Série B de 2024 que não passou de fase
O Ituano ficará mais um ano na Série C do Campeonato Brasileiro. Na última rodada da primeira fase da edição de 2025, o Galo de Itu foi derrotado pelo Náutico por 3 a 0, neste sábado (30), nos Aflitos, e acabou eliminado da disputa pelos quadrangulares de acesso.
Vindo da Série B de 2024, quando terminou na vice-lanterna ao lado de Guarani, Brusque e Ponte Preta, o clube paulista foi o único entre os quatro “rebaixados” que não conseguiu avançar à segunda fase da Série C nesta temporada.
Enquanto a Ponte Preta foi vice-líder, o Brusque ficou em sexto lugar e o Guarani terminou em sétimo. Todos garantindo vaga no Grupo C dos quadrangulares. Como apenas duas equipes sobem por grupo, pelo menos um dos três rivais seguirá mais um ano na terceira divisão ao lado do Galo.
O Ituano encerrou a campanha em 12º lugar, com 24 pontos. Na rodada final, o time de Itu ainda tinha chances de classificação, mas precisava da vitória. Com a derrota para o Náutico e a vitória do Floresta sobre o São Bernardo por 1 a 0, a vaga no G-8 acabou ficando com os cearenses.
Dessa forma, sem calendário para o restante da temporada, o Ituano terá quatro meses para iniciar o planejamento de 2026.