Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Palmeiras termina temporada com desvantagem em Dérbis

O Verdão venceu apenas um dos sete clássicos contra o Corinthians em 2025, somando estadual, Copa do Brasil e Brasileirão

Por: Thiago Barbalho
1 semana atrás em 1 de setembro de 2025
Foto: Cesar Greco/Palmeiras


O empate por 1 a 1 no último domingo, 31, na Neo Química Arena, marcou o sétimo e último Dérbi de 2025 entre Corinthians e Palmeiras. O clássico fechou um ano amplamente desfavorável ao Verdão na rivalidade: três empates, três derrotas e apenas uma vitória, além da perda do título do Campeonato Paulista e da eliminação nas quartas de final da Copa do Brasil, ambos em confrontos diretos com o maior rival.


A sequência de clássicos começou no Paulistão, com empate por 1 a 1 no Allianz Parque, em 6 de fevereiro. Depois vieram os duelos mais decisivos: em 16 de março, o Palmeiras perdeu por 1 a 0 dentro de casa no jogo de ida da final estadual; e no dia 27 de março, o empate por 0 a 0 na volta, em Itaquera, garantiu o título paulista ao Corinthians.


A única vitória alviverde no ano aconteceu no Brasileirão, em 12 de abril, por 2 a 0. Porém, o Corinthians voltou a ser decisivo nas quartas da Copa do Brasil: venceu por 1 a 0 na ida (30 de julho) e aplicou 2 a 0 na volta (6 de agosto), em pleno Allianz Parque.


O capítulo final da temporada no dérbi foi disputado em 31 de agosto, já pelo returno do Campeonato Brasileiro. Mesmo com mais posse de bola e presença ofensiva, o Palmeiras viu Piquerez marcar contra e cedeu o empate por 1 a 1. Em entrevista coletiva, Abel Ferreira lamentou o resultado:


“O sentimento meu é exatamente esse: sentimento de derrota. Perdemos dois pontos quando fomos claramente melhores na primeira parte”. O treinador também destacou a chance clara desperdiçada por Maurício no segundo tempo e a falta de eficiência: “Faltou só pegar na bola e metê-la dentro do gol do nosso adversário.”


Sobre o retrospecto nos clássicos, Abel foi direto: “Ganharam quantos? Ganharam 3. Nós perdemos outras 3 e o Palmeiras só ganhou uma. É o futebol. Não vou ganhar sempre. O Corinthians joga contra o Palmeiras sempre no limite, com faca nos dentes. Se todos os clubes fossem verdes, a classificação deles seria outra.”




Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians


Além das repercussões esportivas, o empate mais recente também atualizou os números do confronto. Segundo levantamento do site oGol, Palmeiras e Corinthians chegaram a 344 jogos oficiais, com o Verdão somando 123 vitórias, contra 117 do Corinthians e 104 empates. A vantagem palmeirense, que já foi confortável, agora é de apenas seis triunfos.


Outro dado relevante é a diversidade de torneios onde o clássico já foi disputado. De acordo com o oGol, os clubes se enfrentaram em 12 competições diferentes ao longo da história:



  • Campeonato Paulista – 220 jogos

  • Campeonato Brasileiro – 65

  • Torneio Rio-São Paulo – 29

  • Copa Libertadores – 6

  • Copa do Brasil – 2

  • Robertão – 7

  • Paulista Extra – 2

  • Taça Cidade de São Paulo – 8

  • Taça SP – 1

  • Torneio dos Campeões – 2

  • Torneio Governador de SP – 1

  • Torneio Charles Miller – 1