O Campeonato Brasileiro da Série C corre o risco de ter uma partida anulada e, com isso, ter a sua tabela alterada. Segundo informações do ‘ge’, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) marcou para esta sexta-feira, 5, às 10h, no Rio de Janeiro, o julgamento do pedido de anulação da partida entre Anápolis e Guarani.
O jogo em questão aconteceu em 21 de julho, pela 13ª rodada do campeonato, com mando do time goiano. O Guarani entrou no Tribunal alegando erro de direito da arbitragem, já que o Anápolis teria atuado por um período com 12 jogadores em campo.
A denúncia aponta que o atacante João Celeri teria permanecido no gramado mesmo após a entrada de outro jogador, Igor Cássio. O atleta inclusive participou da marcação em um escanteio a favor do Bugre, enquanto o placar já estava em 2 a 0 para os goianos, resultado final da partida.
Assim, o pedido se apoia no artigo 259, parágrafo 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Que prevê a anulação de uma partida quando comprovado um erro de direito relevante que tenha interferido no resultado.
O resultado do processo pode mudar diretamente a configuração da tabela. Em caso de nova realização da partida, o Guarani, que já está classificado para o quadrangular final, pode melhorar sua posição na tabela. Uma vitória simples faria o time subir para a sexta colocação. Enquanto um triunfo por dois ou mais gols, ou derrota por três ou mais, poderia até colocar o Bugre no outro grupo do quadrangular.
Do lado oposto da tabela, o resultado também pode mexer no Z4. Se o jogo for remarcado e o Anápolis não repetir a vitória, o clube goiano corre o risco de ser rebaixado para a Série D. O CSA, que terminou com 22 pontos, um a menos que o time goiano, poderia garantir a permanência na terceira divisão.
Conforme o ‘ge’, a depender do resultado do julgamento, existe a possibilidade de adiamento da primeira rodada do quadrangular final, marcada para sábado (6).