Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Matheus Costa exalta reação do Guarani após derrota no dérbi

Técnico do Bugre fala sobre a “porrada” do primeiro jogo e o esforço do elenco para se reabilitar na Série C

Por: Beatriz Quintino
6 horas atrás em 16 de setembro de 2025
Foto: Genival Paparazzi


O técnico Matheus Costa exaltou a reação imediata do Guarani após a derrota no dérbi 211. O Bugre venceu o Náutico por 2 a 0, neste sábado (13), nos Aflitos, pela segunda rodada do quadrangular final da Série C. A vitória faz o time virar a página e se reabilitar na competição.


O treinador falou sobre a importância de o time ter tido uma resposta e ressaltou o aprendizado após a derrota na estreia.


Cheguei no momento muito crítico no Guarani. A gente estava a dois pontos do rebaixamento e do G8, então ao mesmo tempo que a gente falava em classificação, a gente também estava muito preocupado com a parte de baixo. A gente tinha cinco decisões para acabar a primeira fase e não poderíamos perder em nenhum jogo. Então foram cinco semanas exaustivas e, quando a gente concretiza a classificação, infelizmente parece que a gente atingiu aquele objetivo e não manteve a mesma postura durante a semana para o início do quadrangular final. A gente toma uma porrada ao estrear em casa com a torcida que foi maravilhosa e a gente não correspondeu. E isso fez a gente refletir e realmente voltar à trilha, voltar no caminho de tudo que a gente tinha feito naquelas cinco partidas para conquistar a classificação. Então, depois dessa porrada que nós tomamos, o grupo respirou, se concentrou, sabendo que tudo que a gente havia conquistado foi com muita entrega e dedicação”, analisou.


Com a vitória, o Guarani ocupa a vice-liderança da chave, com três pontos, empatado com o Náutico, mas levando vantagem no saldo de gols. A Macaca é a líder, com seis pontos.


O Bugre volta a campo no próximo domingo, às 19h, no Brinco de Ouro, contra o Brusque, encerrando o primeiro turno do quadrangular. Para Matheus Costa, o foco é o trabalho para conquistar o objetivo.


Costumo falar que nesse momento que nós estamos a gente não pode lamentar muito a derrota e também não pode enaltecer muito a vitória. Cada semana é uma construção pra gente buscar no final de semana mais uma vitória. É claro que todo trabalho tem como objetivo a vitória, através da vitória você conquista tudo o que você quer no futebol. Mas a peculiaridade de viver um quadrangular tão decisivo é um privilégio, né? A gente que trabalha com esporte de alto rendimento está no nosso sangue o alto nível de competitividade. E quando a gente cai num grupo como esse é um privilégio porque todos os jogos realmente exigem um nível de concentração altíssimo, porque são pequenos detalhes que vão fazer a diferença para o bem ou para o mal, e quem estiver mais concentrado vai fazer com que esses detalhes sejam a seu favor. Então a gente tem que saborear, assumir essa responsabilidade da equipe gigante que nós estamos no momento para realmente, com toda essa expectativa que foi gerada em cima de nós, a gente concretizar e realmente tudo que a gente almeja recolocar o Guarani.”