Aposte na bet nacionalAposte na bet nacional

Fifa condena Santos a pagar Pedro Caixinha; veja valores

A entidade determina indenização ao ex-treinador e comissão técnica; clube estuda recorrer ao CAS para tentar reduzir valor

Por: Pedro César Lélis
8 horas atrás em 16 de setembro de 2025
Foto: Raul Baretta / Santos FC


O Santos sofreu nova derrota fora de campo. O clube foi condenado pela Fifa a pagar 2 milhões de euros (cerca de R$ 13 milhões) ao técnico Pedro Caixinha e sua comissão técnica. A decisão ainda não é definitiva, já que o Alvinegro Praiano pode recorrer ao CAS (Corte Arbitral do Esporte).


 


Processos e valores


O Santos venceu apenas um dos cinco processos que a comissão técnica abriu contra o clube, justamente o movido pelo auxiliar José Guilherme Oliveira. No caso do treinador, a defesa reduziu a condenação em cerca de R$ 1,4 milhão, mas a quantia final a pagar continua alta.


O Tribunal do Futebol da Fifa emitiu as decisões. No momento, o prazo para pagamento está suspenso. O Peixe tem dez dias para pedir os fundamentos da decisão e precisa aguardar o retorno do órgão, que pode levar cerca de 30 dias. Depois disso, o clube terá mais 21 dias para apresentar recurso ao CAS.


Enquanto a análise continua em andamento, o Santos não precisa pagar. Se a condenação for mantida, o clube terá de arcar também com juros de 5% ao ano, conforme determinou a Fifa, índice menor que o praticado no Brasil, onde a média chega a 12% ao ano.


 




Saída conturbada e números


Pedro Caixinha deixou o Santos em 14 de abril, após início irregular na temporada, e não chegou a um acordo de rescisão amigável com a diretoria. A CBF regularizou no BID, apenas no fim do mês, o desligamento do português e de seus auxiliares Pedro Malta, José Belman e José Oliveira.


No comando do Santos, Caixinha dirigiu a equipe em 18 jogos, conquistou 7 vitórias, empatou 4 vezes e sofreu 7 derrotas, com aproveitamento de 46%. No Paulistão, o time disputou 14 partidas, venceu 6, empatou 3 e perdeu 5. Em um amistoso, venceu por 4 a 1. Já no Brasileirão, a equipe iniciou mal sob o treinador, com apenas um empate e duas derrotas.