Óscar Ruíz decide e Novorizontino vence o Athletic

Paraguaio entra no fim e marca de cabeça o gol da vitória por 1 a 0, em duelo equilibrado pela 27ª rodada da Série B

Por: Neila Gonçalves
5 horas atrás em 19 de setembro de 2025
Foto: Divulgação/Novorizontino


Novorizontino e Athletic se enfrentaram nesta noite de sexta-feira, 19 de setembro, em partida válida pela 27ª rodada do Brasileiro Série B. O confronto aconteceu no Jorjão e o Tigre do Vale garantiu os três pontos, ao vencer a equipe mineira por 1 a 0 com gol de Óscar Ruiz.


Escalação


Novorizontino: Airton, Rodrigo Soares, César Martins, Mayk, Patrick, Luís Oyama, Fábio Matheus, Matheus Frizzo (Tavinho), Rômulo (Patrick Brey), Bruno José (Airton Moisés), Nathan Fogaça (Robson). Técnico: Enderson Moreira.


Athletic: Adriel, Wesley Gasolina, Sidimar (Alex), Jhonatan, Marcelo Ajul (Fernando Martínez), Yuri, Sandry, David Braga (Alessio Cruz), Welinton Torrão, Neto Costa (Ronaldo Tavares), Max (Luis Filipe). Técnico: Rui Duarte.


Primeiro tempo


O jogo começou em ritmo intenso no Jorge Ismael de Biasi. Logo nos primeiros minutos, o Athletic explorou a velocidade de Max pela esquerda, criando boas jogadas de profundidade, mas sem conseguir concluir com precisão. O Novorizontino respondeu rápido: Nathan Fogaça levou cartão por simulação e, pouco depois, Matheus Frizzo quase abriu o placar ao acertar o travessão em finalização após falha da defesa mineira.




O time da casa voltou a assustar em cruzamentos de Max, exigindo cortes providenciais da defesa do Tigre. Na sequência, Frizzo e Nathan Fogaça obrigaram o goleiro Adriel a duas grandes defesas, sendo uma em cabeçada perigosa na segunda trave. A pressão do Novorizontino cresceu, com Rodrigo Soares e Rômulo também chegando perto de marcar. Apesar da intensidade e das chances criadas, sobretudo pelo lado visitante, o primeiro tempo terminou sem gols, mas com um panorama de jogo aberto e disputado.


Segundo tempo


A etapa final começou mais cadenciada, com os dois times cometendo muitos erros de passe e buscando alternativas nas substituições para renovar as energias. O Athletic tentou se soltar mais no ataque e teve sua primeira grande chance aos 24 minutos, quando Ronaldo Tavares finalizou de primeira e a bola explodiu na zaga.


O Novorizontino, por sua vez, manteve o controle das ações ofensivas e seguiu parando nas defesas de Adriel, que salvou em finalizações de Tavinho e em lances de bola aérea. Nos acréscimos, a insistência premiou o Tigre: aos 46 minutos, Rodrigo Soares cruzou na medida e Óscar Ruíz, que havia acabado de entrar, cabeceou firme para marcar o gol da vitória. Pouco depois, o Athletic ainda perdeu Alex, expulso após revisão do VAR, o que consolidou a vantagem aurinegra até o apito final.


Próximos jogos


O Novorizontino volta aos gramados para enfrentar o Paysandu na terça-feira, 23 de setembro, no Estádio Leônidas Sodré de Castro, às 19h30 (horário de Brasília). Por outro lado, o Athletic recebe o Athletico-PR, na quarta-feira, 24 de setembro, às 19h (horário de Brasília), no Estádio Joaquim Portugal.