Ponte Preta confirma “bate e volta” entre divisões nacionais

Macaca volta à Série B após 314 dias do rebaixamento

Por: Beatriz Quintino
2 meses atrás em 28 de setembro de 2025
Foto: PontePress


Foram 314 dias, mas a Ponte Preta está de volta à Série B do Campeonato Brasileiro. A Macaca confirmou o acesso com duas rodadas de antecedência e garante o “bate e volta” entre as divisões nacionais.


A Macaca conseguiu o retorno neste sábado (27), ao empatar em 1 a 1 com o Náutico, no Moisés Lucarelli, e ser ajudada pelo rival Guarani, que sofreu uma derrota para o Brusque.


O clube retornou ao patamar da Série B após disputar a terceira divisão pela segunda vez em sua história. A Macaca teve a queda para a Série C confirmada com uma rodada de antecedência no ano passado, em 17 de novembro, após uma derrota por 4 a 0 para o Sport aliada a resultados da rodada.


Dessa vez, o clube conquista o retorno justamente após um jogo contra outro time pernambucano, o Náutico, e com duas rodadas de antecipação.


A campanha nesta Série C desde o início deu sinais de que a Macaca lutaria pela volta em menos de um ano. A equipe avançou em segundo lugar na primeira fase, com 36 pontos (11 vitórias, três empates e cinco derrotas). No quadrangular do acesso, abriu três vitórias no primeiro turno e chegou a 10 pontos ao empatar com o Náutico.


Apesar da conquista dentro de campo, o elenco da Macaca lida com atrasos salariais de quatro meses. Mesmo com a grave crise financeira, o grupo se manteve firme e agora segue na busca pelo título. Caso a primeira colocação do grupo se confirme, a Macaca chegará à final para tentar o primeiro título nacional do clube.


Em 125 anos de história, a Ponte Preta nunca venceu as principais divisões brasileiras. Assim, essa Série C é a oportunidade para a Macaca alcançar um título brasileiro.