Libertadores Feminina 2025 tem início nesta semana

Corinthians, Ferroviária e São Paulo iniciam a disputa pelo título continental na Argentina

Por: Beatriz Quintino
3 dias atrás em 30 de setembro de 2025
Foto: Reprodução


O principal torneio de clubes da América do Sul no futebol feminino, a Conmebol Libertadores Feminina de 2025, tem início nesta quinta-feira (2) e vai até 18 de outubro, na Argentina. Entre as 16 equipes na disputa, o Brasil será representado por três clubes paulistas: Corinthians e Ferroviária, ambos já campeões continentais, e o São Paulo, que faz sua estreia na competição.


Corinthians: em busca do hexacampeonato

O Corinthians é o atual campeão da Libertadores, ostentando cinco títulos (2017, 2019, 2021, 2023 e 2024). A equipe garantiu a vaga nesse ano por ser a atual campeã e segue como favorita. No cenário nacional, conquistou recentemente o Campeonato Brasileiro e, assim, já está garantido na Libertadores de 2026.


Além disso, ainda neste ano, o Corinthians foi vice-campeão para o São Paulo na Supercopa do Brasil, e caiu nas quartas de final da Copa do Brasil para o mesmo Tricolor. No entanto, o time é líder absoluto do Paulistão, com nove vitórias e apenas uma derrota em 10 rodadas.


As Brabas estreiam na Libertadores na quinta-feira (2), às 16h, contra o Independiente del Valle-EQU, no Estádio Florencio Sola, em Buenos Aires. Depois, ainda enfrentam Always Ready-BOL e Santa Fé-COL na primeira fase.


Ferroviária: quer voltar a conquistar a América pela terceira vez

A Ferroviária, bicampeã continental (2015 e 2020), busca seu terceiro título da Libertadores Feminina. A Locomotiva garantiu o direito de disputar a competição por ter tido a terceira melhor campanha no Brasileirão Feminino de 2024, uma vez que abriu a vaga do Corinthians.


Em 2025, a equipe caiu nas quartas de final do Brasileirão para o São Paulo, mas está classificada para a semifinal da Copa do Brasil Feminina. No Paulistão, é a terceira colocada, consolidada dentro do G-4.




O primeiro jogo das Guerreiras Grenás na fase de grupos da Libertadores acontece na quinta-feira (2), às 20h, contra o Adiffem-VEN, no Estádio Nuevo Francisco Urbano. O time de Araraquara ainda terá pela frente o Alianza Lima-PER e o Boca Juniors-ARG.


São Paulo: de olho no inédito

O São Paulo é o único novato da lista de brasileiros, fazendo sua estreia na Libertadores Feminina. O time conseguiu a vaga com o vice-campeonato do Brasileirão em 2024. O clube vem de um ano de ineditismos: venceu a Supercopa do Brasil pela primeira vez, justamente sobre o Corinthians, e eliminou o rival na Copa do Brasil para se garantir na semifinal.


No Brasileirão Feminino, o São Paulo caiu nas semis, também para o Corinthians. No Estadual, é o quarto colocado, fechando a zona de classificação, com 14 pontos.


Assim, o Tricolor estreia na competição na sexta-feira (3), às 20h, contra o San Lorenzo-ARG, no Estádio Florencio Sola. E enfrenta ainda o Colo-Colo-CHI e Olímpia-PAR.