Dorival critica árbitro e lamenta empate do Corinthians

Treinador reclamou da marcação do pênalti nos acréscimos, elogiou a postura da equipe e projetou recuperação contra o Mirassol

Por: Pedro César Lélis
1 semana atrás em 2 de outubro de 2025
Corinthians TV


O técnico Dorival Júnior deixou o Beira-Rio bastante insatisfeito após o empate do Corinthians por 1 a 1 contra o Internacional, nesta quarta-feira, 1º. Em entrevista coletiva, o treinador alvinegro direcionou suas críticas ao árbitro Rodrigo José Pereira de Lima, responsável por marcar o pênalti que originou o gol gaúcho nos acréscimos.



“Esse mesmo árbitro, na partida contra o Vasco, deu um pênalti absurdo a favor do Vasco nos momentos finais da partida. Agora, uma decisão como esta. Rodrigo Pereira está de parabéns pela confusão que ele conseguiu criar”, afirmou Dorival.



Segundo o treinador, a postura do juiz no apito final foi determinante para o resultado.



“Ele deu cinco minutos de acréscimos, a bola saiu lateral, ele botou o apito na boca para encerrar a partida e deixou a jogada prosseguir, mesmo já tendo encerrado o tempo. Depois, foi chamado pelo senhor Gilberto Rodrigues, do VAR, que conseguiu enxergar um pênalti daquela maneira, no último minuto da partida.”



Dorival também relacionou os erros de arbitragem à posição do Corinthians na tabela.



“O jogo transcorreu com normalidade, um jogo simples e fácil de ser arbitrado e que, infelizmente, teve a interferência direta do senhor Gilberto Rodrigues no VAR e do senhor Rodrigo Pereira pela segunda vez contra o Corinthians. Uma situação absurda, lamentável e que a gente sai daqui infelizmente sem pontos importantes, que nos dariam uma possibilidade de já estarmos em uma competição bem melhor.”



Além da arbitragem, o treinador comentou a estratégia adotada diante do Internacional.



“O plano de jogo foi bem definido e principalmente muito bem executado pelos jogadores. Nós percebemos a formação do Inter, jogando teoricamente em um sistema de losango, em que naturalmente nós teríamos os lados do campo para tentarmos explorar. Foi assim que aconteceu. Nós baixávamos um pouco mais os nossos dois homens de lados, conseguíamos boas saídas de bola, um trabalho interessante de aproximação e triangulações. Foi assim que nós, na inversão de jogadas, fizemos o primeiro gol.”



Ele ainda destacou o lance do segundo gol, que acabou anulado.



“Fizemos a jogada em velocidade, com troca de passes, como já havia acontecido no final de semana anterior. Da mesma forma fizemos o segundo gol, que foi anulado. Não discuto isso. É lamentável como nós deixamos pontos aqui importantes, que nos dariam uma condição um pouco diferente no campeonato.”



Escolhas e rodízio


O técnico explicou a escolha de Cacá na zaga.





“Foi pelo desgaste que o Tchoca teve. Foi acima do normal, o que ele percorreu na partida. Fatalmente ele teria muitas dificuldades no jogo de hoje. Tenho confiança no Cacá. Ele fez uma boa partida. Tomou cartão amarelo no início. Fato natural, normal. Se comportou muito bem. Não vejo problema nenhum.”



Questionado sobre reforços, Dorival preferiu cautela.



“Prefiro esperar para ver a situação do Memphis. Yuri com certeza estará em condições, até porque estava afastado pelo cartão. Espero uma equipe recuperada para um jogo também importante.”



Ele também rebateu a ideia de que o clube esteja priorizando a Copa do Brasil.



“Isso não tem nada a ver. Logicamente são conquistas importantes e que eu valorizo muito, mas não quer dizer que estamos credenciados em razão desse aspecto. Temos um campeonato muito difícil que está sendo disputado. Com certeza, pelo aquilo que a equipe vem produzindo, e não é de hoje, nós merecíamos uma posição um pouco melhor do que a que estamos neste instante.”



Uso da tecnologia


Dorival defendeu a adoção do desafio da comissão técnica.



“Acredito que seria muito importante. Tudo que possa ser aproveitável em relação à tecnologia, que está aí para ser desenvolvida. Eu acho que é interessante. Ninguém tirar proveito de nada. Quero deixar isso bem claro. Eu nunca fiquei chiando em razão de arbitragens, mas temos tido muitos problemas. E a de hoje foi estopim de uma situação muito desagradável.”



Destaques individuais


Ao analisar jogadores como Vitinho e Hugo, o comandante ressaltou evolução.



“Vitinho está chegando e se adaptando ao clube, ao grupo, já em uma outra condição. Nos ajudou muito no dia de hoje. Hugo veio de uma lesão, de uma operação. É um garoto que eu acredito que ainda possa nos dar uma ótima resposta, fez uma partida muito boa. Espero que ainda continue evoluindo, porque ele tem potencial para crescer.”



Próximos compromissos


Por fim, comentou sobre o rodízio no elenco.



“Se você quiser ter vitalidade, um time um pouco mais recuperado, não tem como repetir a equipe a todo momento. Nós estaremos a campo daqui a dois dias e meio. É um absurdo, mas nós estaremos em campo daqui a dois dias e meio, com uma viagem chegando hoje de madrugada. Vamos para o campo novamente iniciando uma recuperação aqui dentro dos vestiários. Não tem como ser diferente. Não tem como você manter os mesmos jogadores de um momento para outro.”



O Corinthians volta a campo no sábado, 04, às 21h, diante do Mirassol, na Neo Química Arena, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Dorival, expulso no Beira-Rio, não estará no banco de reservas.