Deputado convocará árbitro do VAR de São Paulo x Palmeiras

Júlio Lopes (PP) cobra transparência da CBF e pede liberação dos áudios do clássico após polêmicas de arbitragem

Por: Pedro César Lélis
4 horas atrás em 8 de outubro de 2025
Árbitro Ilbert Estevam da Silva / Reprodução


A polêmica envolvendo a arbitragem do Choque-Rei entre São Paulo e Palmeiras, disputado no último domingo, 05, no MorumBIS, segue repercutindo. As decisões tomadas por Ramon Abatti Abel e pela equipe do VAR, comandada por Ilbert Estevam da Silva, continuam sendo alvo de críticas nas redes sociais e nos bastidores do futebol.









O São Paulo enviou à CBF um pedido formal para divulgar os áudios da cabine do VAR e entender as decisões tomadas nos principais lances da partida. A confederação consulta a FIFA para obter autorização, já que a liberação depende do aval da entidade máxima do futebol mundial.










Pressão política


O caso ganhou um novo capítulo nesta terça-feira, 07, quando o deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ) publicou um vídeo em suas redes sociais dizendo que irá protocolar um ofício para convocar Ilbert Estevam, árbitro do VAR, a prestar esclarecimentos.



“Samir Xaud, você precisa liberar o áudio porque é um absurdo que isso não aconteça. Estou fazendo um ofício para convocar o árbitro de vídeo do jogo entre São Paulo e Palmeiras, Ilbert Estevam da Silva, para que ele explique o que ocorreu”, afirmou o deputado.





O deputado federal Júlio Lopes (PP-RJ) / Foto: Agência Câmara




Cobrança por transparência


No mesmo vídeo, Júlio Lopes reforçou o pedido para que a CBF torne públicos os áudios da cabine, afirmando que a transparência é essencial diante das suspeitas levantadas.



“É fundamental que o senhor Samir Xaud libere o áudio do jogo, para que tudo fique claro e devidamente registrado para a opinião pública”, completou.



Enquanto isso, a CBF segue aguardando o aval da FIFA para liberar o material solicitado, mantendo a expectativa sobre o conteúdo das conversas entre árbitro e VAR durante o clássico.