FIFA autoriza CBF divulgar aúdios do VAR de São Paulo x Palmeiras

Serão expostos os áudios e vídeos de lances polêmicos do Choque-Rei, mesmo sem revisão na cabine do VAR

Por: Pedro César Lélis
3 horas atrás em 9 de outubro de 2025
Foto: Alexandre Schneider



Nesta quarta-feira, 08, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou que a Fifa autorizou a divulgação de áudios e vídeos de decisões de arbitragem, mesmo em lances que o árbitro não revisou na cabine do VAR. A CBF disponibilizará o material em até 24 horas após o término de cada partida. A medida ocorre após a polêmica arbitragem no clássico entre São Paulo e Palmeiras, pela 27ª rodada do Brasileirão, no último domingo, 05.









Novidade inédita





Segundo a CBF, a medida é inédita no futebol internacional. A entidade afirma ser a única federação nacional que divulga todos os lances analisados pelo monitor, mesmo quando o árbitro não chega a consultar a cabine do VAR. “Sempre consultamos a Fifa em situações que fogem da rotina, como regras, protocolos ou resoluções da IFAB. Argumentamos que mostrar checagens de grande impacto reforça a integridade das competições, e recebemos autorização para isso”, explicou Rodrigo Cintra, presidente da Comissão de Arbitragem.





O presidente da CBF, Samir Xaud, destacou que a transparência na arbitragem é uma das prioridades de sua gestão. “Estamos atuando em problemas estruturais do futebol brasileiro e ampliamos agora a divulgação dos áudios em nome da transparência. Outras melhorias serão anunciadas nas próximas semanas dentro do plano de ação que já vem sendo elaborado”, afirmou.









Polêmicas do clássico





O São Paulo já solicitou a divulgação de cinco vídeos referentes a lances do clássico contra o Palmeiras que geraram controvérsia:








  • Pisão de Gustavo Gómez em Gonzalo Tapia




  • Pênalti não marcado após carrinho de Allan em Gonzalo Tapia




  • Não expulsão de Andreas Pereira por pisão em Marcos Antônio




  • Falta não marcada após cotovelada de Gustavo Gómez em Gonzalo Tapia




  • Falta não marcada de Gustavo Gómez que originou o primeiro gol do Palmeiras