Desempenho no segundo turno derruba o Peixe na tabela
O Santos vive um momento delicado no Campeonato Brasileiro e vê o fantasma do rebaixamento se aproximar novamente. Com 28 pontos, o Peixe ocupa a 16ª colocação, a primeira fora da zona de rebaixamento, e tem apenas três pontos de vantagem sobre o Vitória, que abre o Z4.
O desempenho da equipe, que já era irregular no primeiro turno, despencou na segunda metade da competição e acendeu o sinal de alerta na Vila Belmiro. Nos oito jogos disputados no returno, o Santos somou apenas sete pontos, o que representa a 18ª pior campanha da fase, à frente apenas de Juventude (6) e Atlético-MG (5).
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Mesmo com a chegada de Juan Pablo Vojvoda, que trouxe esperança de reação, o time não conseguiu engrenar. Sob o comando do argentino, o Santos até apresentou melhora pontual e venceu o clássico contra o São Paulo, mas o bom momento não teve continuidade. Nas últimas três partidas, o Peixe acumulou dois empates, contra Grêmio e Red Bull Bragantino, e uma derrota contundente para o Ceará, por 3 a 0.
No primeiro turno, a campanha já era irregular, mas ao menos mais consistente. Em 18 jogos, o Santos havia somado 21 pontos, ocupando a 14ª colocação e mantendo uma distância razoável da zona de perigo. Agora, com o rendimento despencando, o cenário é bem diferente.
De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Santos tem 31% de chances de rebaixamento, e a tendência preocupa os torcedores. O time ainda tem um jogo a menos, o confronto adiado contra o Palmeiras, mas luta para reagir rapidamente.