Ministério apura ação do Santos com patrocinadora 7kBet

Promoção que trocava apostas por ingressos motivou investigação da Secretaria de Prêmios e Apostas

Por: Neila Gonçalves
1 dia atrás em 17 de outubro de 2025
Foto: Divulgação/Santos



A Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), vinculada ao Ministério da Fazenda, abriu uma investigação para apurar uma ação promocional do Santos em parceria com a 7kBet, patrocinadora máster do clube. A campanha, divulgada nas redes sociais do Peixe, permitia que torcedores trocassem um ingresso para o clássico diante do Corinthians por apostas realizadas na plataforma.





De acordo com a divulgação feita pelo clube, o torcedor precisava depositar ou utilizar R$ 70 em jogos on-line ou apostas esportivas para garantir a entrada no confronto realizado na Vila Belmiro, na última quarta-feira.





O Ministério da Fazenda confirmou a abertura do processo, conduzido pela Coordenação-Geral de Fiscalização de Promoções Comerciais. Caso sejam constatadas irregularidades, as penalidades podem incluir advertência, multa e até cassação da licença de operação.





Segundo a empresa, a campanha foi direcionada apenas a clientes já cadastrados e fidelizados. Patrocinadora do Santos desde abril, a operadora mantém contrato de dois anos, avaliado em R$ 105 milhões.





Veja a nota oficial do Santos na íntegra:
“O Santos FC acompanha com atenção as ações do Ministério da Fazenda, por meio do regulador do segmento de apostas de quota fixa, a Secretaria de Prêmios e Apostas (SPA), coloca-se à disposição das autoridades competentes e confia que tudo será devidamente esclarecido.





O Clube destaca que se limitou a cumprir suas obrigações contratuais de contrapartidas de marketing, tais como a disponibilização de ingressos e o uso de suas redes sociais para divulgar ações de sua patrocinadora máster, conforme previsto no respectivo contrato de patrocínio.







Contudo, essas obrigações contratuais não conferem ao Santos FC qualquer ingerência sobre o conteúdo, a forma ou a conformidade regulatória dessas ações. Não por outro motivo, este mesmo contrato estabelece que a 7K, sendo uma organização regulada pela SPA, é a única e exclusiva responsável por observar as normas aplicáveis ao seu segmento.





Destacamos também que são comuns, na maioria das agremiações, ações de marketing nas quais o patrocinador compra quota de ingressos e a utiliza para fazer promoções para clientes já cadastrados e fidelizados à marca.





Por fim, o Santos FC já solicitou informações à 7K e reafirma o compromisso de sua Gestão com a transparência, a integridade e a prioridade nos interesses do Clube e de seus torcedores.





Veja a nota da Ana Gaming, que representa a 7kBet:
A Ana Gaming informa que ainda não teve ciência da instauração de qualquer fiscalização ou processo referente à ação de marketing mencionada em veículos de imprensa.