Crespo cobra autocrítica e reconhece momento delicado no São Paulo

Técnico admite queda de rendimento após goleada para o Mirassol e pede comprometimento do elenco para reagir no Brasileirão

Por: Pedro César Lélis
10 horas atrás em 20 de outubro de 2025
São Paulo FC



O técnico Hernán Crespo falou após a derrota do São Paulo por 3 a 0 para o Mirassol, neste domingo, 19, e não escondeu a frustração com o desempenho da equipe. O revés foi o terceiro consecutivo e deixou o Tricolor ainda mais distante da zona de classificação para a Libertadores.





Na entrevista coletiva no estádio José Maria de Campos Maia, Crespo admitiu que o momento é preocupante e cobrou reflexão interna de todos os setores do clube.





“É fazer autocrítica, todos, comissão e todos. Estamos fazendo tudo como antes? Ou todos estamos dando um pouco menos? Não muito, mas um pouco menos. Temos de acreditar ao máximo. Quando chegamos, o diálogo era muito pior. Agora a lástima é não chegar à Libertadores. Três meses atrás, falava-se em rebaixamento. Os mesmos atletas, são os mesmos. O olhar no olho, no espelho, autocrítica”, afirmou o treinador.





Derrota marcante e erros repetidos





O São Paulo sofreu o gol mais rápido do Brasileirão, aos 35 segundos, e ainda cedeu dois pênaltis ao Mirassol. Para Crespo, o placar reflete falhas recorrentes da equipe e a perda da agressividade que caracterizou o time em outros momentos da temporada.





“Erros individuais, grupais, tudo o que a gente sabe. Temos muito claro onde podemos melhorar. Essa agressividade que antes a gente tinha. Neste momento, não estamos na mesma sintonia agressiva que a gente tinha antes. Somos agressivos, mas não o suficiente. É o momento assim. Se pegar hoje, levamos gol com 1 minuto. Depois, dois pênaltis. Foi questão estratégica? Podia acontecer para o outro lado, para a gente. É o momento. Não quero falar de árbitro. Acharam pênalti? Tudo bem, não me interessa.”





Confiança mantida





Mesmo com o cenário negativo, são oito derrotas nas últimas dez partidas, Crespo demonstrou confiança no elenco e disse acreditar na recuperação do time nas rodadas finais do Brasileirão.







“É um momento delicado para nós. Momento que as coisas não dão certo. Temos que fazer mea culpa e autocrítica, mas é confiar neste grupo. Talvez estamos perdendo esses centímetros que antes tínhamos para ser mais agressivo. Hoje, não pode conceder gol depois de um minuto. E depois dois pênaltis que concedemos. Não estamos falando nem de tática, nem de estratégia. Temos de nos comprometer a voltar a ser esse time antipático, perigoso, agressivo, respeitando a identidade.”





Crespo reforçou o apoio aos atletas e lembrou da reação que o grupo já teve em fases anteriores da temporada.





“Continuo a acreditar, e confio plenamente nestes jogadores. São os mesmos que me fizeram acreditar na possibilidade de jogar a Libertadores quando cheguei e falavam só em rebaixamento. É acreditar e voltar a fazer o que fazíamos. Somos as mesmas pessoas, os mesmos atletas, a mesma comissão que voltou na temporada quando o pensamento era ruim.”





Próximo compromisso





O São Paulo tenta reencontrar o caminho das vitórias no próximo sábado, 25, quando enfrenta o Bahia, às 21h30 (de Brasília), no Morumbis, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.