Inova.São Ventures conecta startups e tecnologia ao futebol tricolor, com foco em inovação esportiva, medicina e performance até 2030
O São Paulo anunciou, nesta terça-feira, 21, no Morumbis, o Inova.São Ventures, uma nova frente de negócios voltada à inovação esportiva. O projeto, desenvolvido em parceria com a Sportheca e a FCJ Venture Builder, busca posicionar o clube como protagonista em tecnologia e inovação no futebol sul-americano.
Apesar da importância do lançamento, o presidente Julio Casares não compareceu à coletiva. O dirigente havia confirmado presença, mas decidiu permanecer no CT da Barra Funda após a derrota para o Mirassol por 3 a 0, no último domingo.
“O difícil momento do futebol prendeu o presidente no CT da Barra Funda”, explicou Eduardo Alfano Vieira, diretor institucional, que representou Casares no evento.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
A ausência do mandatário reflete a nova rotina de Casares, que passou a despachar do centro de treinamento ao lado do superintendente Márcio Carlomagno, em uma tentativa de se aproximar mais do departamento de futebol. Tradicionalmente, o presidente mantinha sua base administrativa no Morumbis, mas a série de sete derrotas nos últimos oito jogos provocou mudanças na dinâmica interna do clube.
Durante o evento, o head de inovação José Guilherme Oliver destacou que o Inova.São Ventures tem como meta fazer do Tricolor “o clube mais inovador das Américas até 2030”. A iniciativa permitirá que startups com soluções para o esporte integrem o portfólio do São Paulo, com foco em áreas como formação de atletas, medicina esportiva e performance em campo.
“Todos os grandes clubes têm acesso à tecnologia e centros de treinamento de alto nível. O que faz a diferença é como se usa isso no dia a dia. Além disso, no futebol europeu, a tecnologia influencia diretamente dentro de campo: melhora a tomada de decisão e acelera o retorno de atletas após lesões”, afirmou Oliver.
Inspirado em modelos internacionais, o projeto abre espaço para que empresas emergentes do setor esportivo testem e apliquem suas soluções dentro da estrutura tricolor, criando um ecossistema que conecta inovação, gestão e futebol.