Tricolor precisa de reação inédita na Série B para escapar do rebaixamento à Terceira Divisão nas cinco rodadas finais
A reta final da Série B promete ser de fortes emoções para o Botafogo-SP. O Tricolor de Ribeirão Preto precisa contrariar a história para escapar do rebaixamento à Série C. Em 19 edições do torneio no formato de pontos corridos, apenas uma equipe conseguiu se salvar ocupando a 18ª colocação a cinco rodadas do fim — situação idêntica à vivida pelo Pantera em 2025.
O único caso semelhante ocorreu em 2008, quando o Fortaleza iniciou a 33ª rodada com 36 pontos e terminou a competição fora da zona de rebaixamento, deixando o Marília no Z-4.
Profetize na BetNacional! Clique aqui e use o código TUDOSOBREPAULISTA.
Houve ainda um episódio marcante em 2006, quando a Portuguesa reagiu de forma impressionante: era lanterna com 35 pontos e conseguiu escapar, empurrando o Paysandu — que era o 13º — para a degola. Nas demais 10 vezes em que houve troca de posições no Z-4, apenas o 17º colocado conseguiu se salvar, incluindo o próprio Botafogo-SP em 2024.
Atualmente, o Tricolor soma 34 pontos e está empatado com o Volta Redonda, primeiro time fora da zona. Desde a efetivação do técnico Ivan Izzo, a equipe está invicta, com uma vitória e dois empates.
— Não vamos olhar só o negativo. O lado positivo é que a equipe reage e vai buscar. Podia ser antes? Podia, mas o importante é que estão acreditando e lutando — afirmou o treinador.
Restando cinco compromissos para o fim da Série B, o Botafogo-SP encara três partidas como visitante e duas em casa. O próximo desafio será nesta quinta-feira, às 19h, contra o Novorizontino, fora de casa.
Próximos jogos do Botafogo-SP: