Ponte Preta busca “vantagem” de decidir final da Série C em casa

Macaca quer quebrar sequência de títulos visitantes na Terceirona

Por: Beatriz Quintino
17 horas atrás em 23 de outubro de 2025
Foto: PontePress



A Ponte Preta se prepara para enfrentar o Londrina no próximo sábado (25) na disputa pelo título da Série C do Campeonato Brasileiro de 2025. Após um empate de 0 a 0 no Paraná, as equipes se encontrarão a partir das 17h, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.





A Macaca precisa de uma vitória simples em casa. Quem vencer no tempo normal será o campeão. Em caso de novo empate, a decisão irá para os pênaltis. A Ponte tem a “vantagem” de decidir em casa por ter feito a melhor campanha na somatória das fases.





Considerando o atual formato da Série C, vigente desde 2022, onde a primeira fase tem apenas um grupo, com cada equipe jogando contra as outras em um único turno. Oito times avançam de fase, em dois quadrangulares do acesso, em jogos de ida e volta. Os dois melhores de cada chave sobem para a Série B, e os líderes de cada quadrangular, ao fim dos jogos, disputam a final da competição.





Desde então, foram três finais, e em apenas uma o mandante venceu. Em 2022, o Mirassol venceu o ABC em casa após um empate sem gols no jogo de ida.





No ano seguinte, mais uma vez, houve empate sem gols no primeiro jogo – cenário que se repete em 2025 após o jogo do último fim de semana. No entanto, o Amazonas se saiu melhor no jogo de volta, jogando fora de casa, contra o Brusque.





Na temporada mais recente, no ano passado, novamente o visitante da decisão levou a melhor. O Volta Redonda foi dominante em casa e fora para ficar com o título sobre o Athletic-MG.







Confira as últimas finais: 





2022:





  • ABC 0 x 0 Mirassol






  • Mirassol 2 x 0 ABC (Mirassol campeão)





2023:





  • Amazonas 0 x 0 Brusque






  • Brusque 1 x 2 Amazonas (Amazonas campeão)





2024:





  • Volta Redonda 1 x 0 Athletic-MG






  • Athletic-MG 0 x 2 Volta Redonda (Volta Redonda campeão)





Outra curiosidade é que nunca uma decisão de Série C (desde 2009, quando o título é decidido em mata-mata) foi definida nos pênaltis. Nesse recorte ainda maior, 10 mandantes ergueram a taça em casa, enquanto seis visitantes levaram a melhor.





A Ponte busca um título nacional inédito em 125 anos de história. Já o Londrina busca o seu primeiro título na terceira divisão, já tendo conquistado a Taça de Prata de 1980 (equivalente à Série B) e o título da Primeira Liga de 2017.