Presidente da FPF comenta novo formato da A2: “A mais justa”

Conselho técnico aprova mudança e presidente Reinaldo Carneiro Bastos destaca diálogo com clubes na construção do novo formato

Por: Lucas Soares
10 horas atrás em 30 de outubro de 2025
Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão



A Federação Paulista de Futebol (FPF) definiu nesta quarta-feira, 29, em conselho técnico realizado na sede da instituição, o novo formato de disputa do Paulistão A2 de 2026.







Nesta edição, o campeonato terá a primeira fase em um grupo único de 16 clubes, onde todos enfrentam todos em apenas um turno. Após isso, os dois com piores campanha serão rebaixados e os oito melhores avançam para a segunda fase. Nela, os oito qualificados serão divididos em dois grupos de quatro. Nestes grupos, os integrantes jogam um contra o outro em turno e returno, e os dois melhores avançam para a semifinal do torneio, onde irão ser definidos os dois times finalistas e que terão vaga no Paulistão A1.





O presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, comentou após a reunião sobre a decisão da mudança e explicou o processo para a definição.






“Os clubes decidiram, independente de quem tem ou não calendário. As grandes decisões foram tomadas por uma maioria muito significativa, e eles escolheram a melhor competição para eles. Nós vamos fazer juntos a melhor Série A2 de todos os tempos.”






Reinaldo reforçou que na sua gestão os clubes sempre terão espaço para opinar sobre o torneio.






“Os clubes têm na Federação a sua casa. Desde que assumi a presidência, nossa gestão preza por respeitar a decisão deles. A Federação está sempre disposta a ouvir os clubes.”







“Este campeonato nem a gente imaginava. Ele saiu do diálogo, do debate, da troca de ouvir muito e falar menos. Os clubes montaram a competição, e volto a frisar: tecnicamente é a mais justa que fizemos nos últimos anos.”