Juninho Paulista comenta que a mudança é justa e traz mais competitividade para o torneio de acesso
Foto: Divulgação / Ituano FCNa última quarta-feira, 26, a Federação Paulista de Futebol anunciou, em Conselho Técnico, o novo formato de disputa da competição para a temporada de 2026.
Agora, a segunda fase do torneio incluirá dois quadrangulares, nos quais os dois primeiros avançam para disputar o acesso nas semifinais. O Ituano foi um dos 14 dos 16 times da Série A2 do Campeonato Paulista que se manifestaram a favor da alteração do formato do torneio.
Na opinião de Juninho Paulista, gestor do Galo de Itu, o novo formato torna a competição “mais justa” e recompensa as equipes “mais consistentes” ao longo de todo o torneio.
“Fui um dos defensores do quadrangular na segunda fase. Entendo ser mais justo. Optamos também por classificar dois de cada chave para as semis, avaliando as campanhas como critério de desempate. Achei legal porque nós eliminamos os pênaltis. No quadrangular e no mata-mata da semifinal, que é o de acesso para Série A1, vai prevalecer o time mais consistente durante todo o campeonato jogando por dois resultados iguais”, destacou.
Na nova estrutura da Série A2, as 16 equipes competem em turno único, com os dois últimos sendo rebaixados para a Série A3. Os oito melhores times progridem para a fase quadrangular, composta por dois grupos de quatro equipes, com partidas de ida e volta. As chaves terão as formações: 1ª, 3ª, 6ª e 8ª e 2ª, 4ª, 5ª e 7ª.
Os dois primeiros de cada grupo avançam para as semifinais e os vencedores recebem a promoção para o Paulistão A1 de 2027. O critério de desempate será a melhor campanha geral. A competição inicia em 11 de janeiro.