Tricolor acumula 60 desfalques por problemas físicos em 2025

São Paulo encara maratona de lesões, tenta manter fôlego na reta final do Brasileirão, mas vê elenco cada vez mais limitado sob o comando de Hernán Crespo

Por: Pedro César Lélis
9 horas atrás em 7 de novembro de 2025
Foto: Marcos Ribolli



O São Paulo enfrenta uma das temporadas mais desafiadoras da última década. O número de jogadores entregues ao departamento médico cresce a cada rodada e compromete o rendimento da equipe de Hernán Crespo. Somente em 2025, o clube já contabiliza 60 desfalques causados por lesões ou questões físicas, um recorde recente.

A sequência de problemas começou ainda em janeiro, durante a pré-temporada na Flórida. Na ocasião, o goleiro Young e o volante Luiz Gustavo sofreram lesões no mesmo dia, inaugurando uma lista que só aumentou ao longo do ano.





Calleri e Hugo Leonardo simbolizam o drama







Entre os casos mais graves estão os de Jonathan Calleri e do jovem Hugo Leonardo. O argentino rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo em abril e ainda se recupera da cirurgia. Já Hugo, destaque da base, machucou o joelho direito na final da Copinha e perdeu 57 jogos oficiais, sendo o jogador com mais ausências em 2025.

Lucas Moura também aparece entre os que mais ficaram fora, acumulando 31 partidas de ausência. A situação mais recente que preocupa é a de Pablo Maia, que sofreu um trauma no tornozelo direito e será reavaliado antes do próximo jogo.

Atualmente, o São Paulo tem dez atletas sob cuidados médicos, entre eles nomes importantes como Luan, Oscar e Dinenno. O panorama preocupa não apenas pela quantidade, mas pela recorrência de lesões musculares e ligamentares em diferentes fases da temporada.





Reta final decisiva





Mesmo com tantas baixas, o Tricolor segue vivo na luta por uma vaga na Libertadores. O time soma 45 pontos e ocupa a oitava posição, com 12 vitórias, nove empates e 11 derrotas. A equipe volta a campo no sábado (8), às 21h, contra o RB Bragantino, na Vila Belmiro, em partida válida pela 33ª rodada.

Na sequência, o São Paulo terá confrontos diretos com Corinthians, Juventude, Fluminense, Internacional e Vitória, jogos que podem definir o futuro do clube em 2026.





Situação atual dos lesionados:






  • Hugo Leonardo – ligamento cruzado do joelho direito




  • Ryan Francisco – ligamento e menisco do joelho esquerdo




  • André Silva – ligamentos do joelho direito




  • Luan – adutor direito




  • Oscar – panturrilha esquerda




  • Leandro Mathias – dores no joelho esquerdo




  • Dinenno – dores no joelho direito




  • Wendell – fáscia plantar do pé esquerdo




  • Rodriguinho – dores no joelho direito