Marcelo Marelli comenta critério para montagem do elenco de 2026

Após lições da Copa Paulista, técnico intensifica bastidores da montagem do elenco e elogia formato mais equilibrado do estadual

Por: Lucas Soares
14 horas atrás em 7 de novembro de 2025
Foto: Reprodução/TV Águia



O São José deu início à pré-temporada de 2026 com uma meta clara: aprender com os erros da Copa Paulista e montar um elenco ainda mais competitivo para a disputa da Série A2 do Campeonato Paulista. O técnico da equipe, Marcelo Marelli destacou que o momento é de análise, correção e critério máximo nas contratações.

“Desde que acabou a Copa Paulista, estamos todos os dias fazendo esse planejamento nos bastidores. A parte talvez mais difícil é a montagem do time, que precisa ser muito bem pensada”, explicou o treinador.

O treinador também apontou o cenário atual do mercado como um desafio. “O mercado está efervescente, muito difícil de contratar, até porque estamos exigindo bastante. Não é simplesmente trazer por trazer, mas buscar quem realmente se encaixa no nosso projeto, completou.

Mesmo com o bom desempenho em parte da última temporada, a eliminação precoce na Copa Paulista deixou lições importantes. “Ainda existe essa questão da Copa Paulista, que pra gente ainda machuca um pouco. Mas ficam os aprendizados. Cada vez mais é preciso ser exigente, criterioso na montagem do elenco”, destacou o técnico.

As lesões também foram um dos pontos de atenção no planejamento. “Tivemos muitos problemas físicos que nos atrapalharam na reta final. Estamos muito atentos a isso, com um trabalho voltado para prevenção e equilíbrio físico do grupo”, completou.

O técnico afirmou que o objetivo é construir um elenco equilibrado, com atletas experientes e jovens prontos para evoluir.
“Queremos um grupo com variações, alternativas e que entenda o modelo de jogo. Esse será o ponto-chave da nossa campanha em 2026.”

Com o início previsto para 11 de janeiro, a Série A2 do Campeonato Paulista de 2026 será ainda mais equilibrada, segundo o comandante. A mudança de regulamento e o calendário ajustado também são vistos como pontos positivos.

“Seria impraticável jogar o estadual com 11 datas. O bom senso prevaleceu”, afirmou. Para ele, o novo formato da competição, com mais jogos e uma fase classificatória mais justa, deve aumentar o nível técnico. “A Série A2 vai ser muito difícil e muito interessante. É praticamente um Paulistão sem as equipes grandes, o que valoriza ainda mais o torneio e exige regularidade.”

O treinador encerrou mostrando confiança na evolução do clube. “Estamos num processo de amadurecimento. As lições ficaram, e o São José vai entrar com uma mentalidade mais forte, um elenco mais sólido e o mesmo objetivo: subir para a elite do futebol paulista.”