Dorival lamenta derrota e cobra trio do Corinthians

Após revés para o Ceará, técnico critica desempenho ofensivo e vê Dieguinho como ponto positivo em tarde apagada do Timão

Por: Neila Gonçalves
4 horas atrás em 10 de novembro de 2025
Foto: Reprodução/ TV Corinthians



A tarde de domingo foi amarga para o Corinthians e para Dorival Júnior. A derrota por 1 a 0 para o Ceará, na Neo Química Arena, pela 33ª rodada do Brasileirão, deixou o técnico visivelmente frustrado e aumentou a distância do clube em relação ao grupo que briga por vaga direta na Conmebol Libertadores.

Com o tropeço, o Timão permaneceu com 42 pontos e perdeu a chance de encostar no São Paulo, próximo adversário, que soma 45.

Primeiro, acho que quando você tem um volume como tivemos, teríamos que ter uma tranquilidade um pouco maior. Percepção de como trabalhar a bola, momentos de infiltrações. Não estávamos num dia inspirado. Sem ela, você atropela processos. Foi um dia difícil. Marcação baixa concentrada, foram felizes na proposta que tiveram. Estávamos muito abaixo daquilo que fizemos por muitas vezes dentro do nosso campo. Não tivemos o entendimento correto da partida”, avaliou Dorival.

O treinador reconheceu que o desempenho do trio GYM — Garro, Yuri Alberto e Memphis Depay — ficou abaixo das expectativas. Pela primeira vez, o trio saiu derrotado jogando junto em Itaquera. Mesmo assim, Dorival não sinalizou mudanças drásticas.

“Quando você tem três jogadores como eles, você aguarda e fica na expectativa sempre positiva. Realmente, não tivemos uma produção adequada nas últimas partidas“, comentou.

Em meio à frustração, o técnico destacou um ponto positivo: a atuação de Dieguinho. O jovem atacante, que ganhou oportunidade entre os titulares, foi elogiado pelo comandante.

Dieguinho fez a diferença. Participativo, criativo. Se tivemos algo lúdico, foi por culpa dele. Tem qualidades e potencial para evoluir. Fez um trabalho de preparação muito bem desenvolvido e bem executado. Se seguir performando, vai encontrar seu espaço com certeza — disse Dorival.

Mesmo com as alterações feitas ao longo da partida, o treinador admitiu que o time não conseguiu furar a retranca cearense. “O Ceará marcaria baixo e precisaríamos de passes entre linhas para furar o bloqueio. Essa condição o André apresenta e encaixaria bem se tivéssemos inspirados”, explicou.

Sobre a substituição de Memphis Depay, Dorival justificou a escolha como uma tentativa de mudar o rumo do jogo. “Criar fatos novos. Não estávamos tendo sucesso. Buscar algo que é natural dentro de uma partida. Buscar as possibilidades que existem. Gui vem crescendo, era uma possibilidade que poderia ter dado certo se tivéssemos numa noite melhor”, afirmou.

O treinador ainda comentou sobre a suspensão de Garro, que recebeu cartão amarelo e será desfalque no clássico contra o São Paulo.

“Ele deveria ter tido mais paciência, mas não tem como você punir um atleta em razão de uma situação como essa. Não é algo provocativo. Nós temos que ter consciência que precisamos aproveitar as chances de outra forma. Hoje, todos nós deixamos a desejar e precisamos melhorar“, disse.

Dorival também deu boas notícias sobre o departamento médico. Vitinho e André estão em fase final de recuperação, e Hugo deve voltar a ficar à disposição em breve. Por fim, o técnico garantiu que não pensa em poupar jogadores na reta final do campeonato:

Não penso em poupar. Vamos tentar pontuar da melhor forma. Temos consciência do que deixamos passar e precisamos mudar a chave” — concluiu.

Confira a coletiva completa: