Paulistão define grupos e formato de disputa para 2026

O novo Campeonato Paulista contará com apenas 12 datas e formato diferente de disputa na primeira fase

Por: Vinícios Cotrim
2 horas atrás em 11 de novembro de 2025
Foto: Rodrigo Corsi/Ag. Paulistão



Na noite desta terça-feira, 11, a Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou um evento para confirmar todas as mudanças do Paulistão A1 de 2026. Com o novo calendário imposto pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a competição terá apenas 12 datas, exigindo um novo formato.

Com inspiração na Liga dos Campeões da UEFA, a FPF sugeriu que os 16 clubes da elite estadual disputassem uma fase de “liga”, com jogos sorteados entre as equipes. Como de praxe, todos os quatro grandes do estado se enfrentam, mas os outros adversários foram especificados de acordo com uma tabela. Confira abaixo todos os confrontos da primeira fase:





Foto: Divulgação/Paulistão






Como todos os clubes estarão presentes em uma mesma tabela, os oito melhor colocados serão classificados ao mata-mata, começando nas quartas de final. Esta primeira fase de mata-mata e a semifinal serão disputadas em jogo único, enquanto a final terá ida e volta, assim como nas edições anteriores.

Além dos classificados, a tabela também decidirá os rebaixados: os dois piores times terão que jogar o Paulistão A2 no ano seguinte, mas facilitando a leitura pelo torcedor, visto que estarão todos na mesma tabela. O início está marcado para o dia 11 de janeiro, com a final para o dia 8 de março.

Além disso, também terá diversificação nos meios de transmissão do campeonato: todos os jogos serão exibidos no HBO Max e 19 terão direitos para Cazé TV e Record. São os mesmo canais que tinham o direito da competição na temporada passada, quando haviam 16 datas.

Os dois times que subiram da A2 são Primavera e Capivariano, enquanto o Corinthians defende o título conquistado nesta temporada, ao bater o Palmeiras na grande final.