Ferroviária sofre virada do Athletico-PR e permanece no Z4

A Locomotiva saiu na frente, mas levou a virada e segue com riscos de rebaixamento para a Série C

Por: Vinícios Cotrim
5 horas atrás em 16 de novembro de 2025
Foto: Luis Miguel Ferreira/Ferroviária



Na tarde deste domingo, 16, a Ferroviária recebeu o Athletico-PR na Arena Fonte Luminosa, pela penúltima rodada do Brasileiro Série B. O jogo era decisivo para a Locomotiva, que precisava vencer para ter chance de sair do Z4. Mesmo saindo na frente no placar, sofreu a virada nos acréscimos e segue com riscos de rebaixamento.

Escalações

Ferroviária: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues (Kevin), Erik (Vitor Mendes), Gustavo Medina e Zé Mário; Ricardinho, Alencar e Netinho; Fabrício Daniel (Fábio Soares), Carlão e Juninho (Thiago Lopes). Técnico: Daniel Azambuja.

Athletico-PR
: Santos, Benavídez, Terán, Arthur Dias e Léo Dérik (Leozinho); Felipinho (João Cruz), Zapelli e Patrick; Mendoza (Renan Peixoto), Viveros e Julimar. Técnico: Odair Hellmann.

Primeiro tempo

O jogo começou bastante movimentado, com o Athletico-PR tomando a iniciativa. O Furacão teve a primeira boa chance aos 15 minutos, em cabeceio livre de Benavídez, que o goleiro defendeu. A Ferroviária respondeu três minutos depois, com chute de Juninho para fora.

O Athletico voltou a pressionar aos 26 minutos: Zapelli cabeceou, e Dênis Júnior voou para espalmar. Em seguida, a Locomotiva protagonizou um lance incrível: Juninho soltou uma bomba que acertou a trave, e no rebote, Fabrício Daniel também bateu forte e carimbou o poste novamente. O Athletico ainda assustou aos 41, em finalização de Felipinho que o goleiro espalmou, encerrando uma etapa inicial cheia de chances.

Segundo tempo

A Ferroviária, jogando em casa, aproveitou uma falha feia do goleiro Santos, do Athletico, aos 27 minutos do segundo tempo, para abrir o placar com Fábio Fau. A Locomotiva liderava a partida e parecia encaminhar uma vitória importante.

Contudo, o time não conseguiu segurar a vantagem. Aos 40 minutos, a AFE cedeu o empate em uma cobrança de falta de João Cruz, que surpreendeu o goleiro Dênis Júnior, adiantado.

Na pressão final, o Athletico conseguiu a virada amarga para a Ferroviária já nos acréscimos (50 minutos). Renan Peixoto cabeceou e marcou o gol que garantiu a vitória paranaense e o acesso à Série A, frustrando a chance da Locomotiva de somar pontos.

Próximo compromisso

A Ferroviária se despede desta edição do Brasileiro Série B no próximo domingo, dia 23. Pela última rodada do campeonato, a Ferrinha enfrenta o Operário, fora de casa, no Estádio Germano Krüger.