Dorival, Stábile e Fabinho são absolvidos no STJD

Técnico, presidente e executivo do Corinthians escapam de punição após reclamações à arbitragem no jogo contra o Internacional.

Por: Kayky Amaral
5 horas atrás em 25 de novembro de 2025
Foto: Miguel Schincariol/Getty Images



O técnico Dorival Júnior, o presidente Osmar Stábile e o executivo Fabinho Soldado, do Corinthians, foram absolvidos nesta terça-feira pela 5ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Eles estavam denunciados por manifestações contrárias à arbitragem em partida contra o Sport Club Internacional, ocorrida no Beira-Rio, mas o tribunal considerou que a súmula que fundamentava o processo não tinha procedência.





Os três haviam sido enquadrados pelo artigo 258, parágrafo 2º, inciso II, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de gestos ou ofensas desrespeitosas contra a arbitragem. Em caso de condenação, Dorival poderia enfrentar de uma a seis partidas de suspensão, e os dirigentes entre 15 e 180 dias.





No jogo em questão, o Corinthians empatou por 1 a 1 com o Internacional, em 1º de outubro, após uma penalidade polêmica nos acréscimos. A arbitragem registrou ofensas na súmula: o treinador teria dito “Vocês deveriam sair daqui presos”, enquanto o presidente e o executivo usaram expressões como “Isso é uma vergonha”.





Com a absolvição, Dorival, Stábile e Fabinho ficam liberados para atuar normalmente e não enfrentam a suspensão. Para o Corinthians, a decisão representa alívio e reduz o risco de desestabilização na fase decisiva do Campeonato Brasileiro, em que cada partida passa a ter peso ainda maior.