Após sequência positiva, Peixe encaminha permanência na Série A e aposta em estabilidade para reconstruir o projeto no próximo ano
Foto: Raul Baretta/ Santos FCDepois de enfrentar um dos períodos mais tensos do Campeonato Brasileiro, o Santos chega à reta final da competição muito próximo de garantir sua permanência na Série A. A reação recente devolveu não apenas tranquilidade ao ambiente, mas também estabilidade ao trabalho de Juan Pablo Vojvoda, algo que a diretoria buscou durante todo um 2025 marcado por erros e escolhas mal executadas.
O Peixe encara o Cruzeiro neste domingo, na Vila Belmiro, embalado por duas vitórias consecutivas e com a chance de fechar a temporada com três triunfos seguidos, cenário impensável há poucas rodadas. A meta é selar matematicamente a permanência e virar a chave para 2026.
A temporada começou de forma caótica: após a saída de Fábio Carille, o clube iniciou o ano sem treinador, teve a passagem breve de Pedro Caixinha e um período com Cleber Xavier até, finalmente, encontrar direção com Vojvoda. A chegada do argentino mudou o rumo e trouxe consistência ao time.
Com contrato válido até dezembro de 2026 — acompanhando o mandato do presidente Marcelo Teixeira — Vojvoda virou a principal garantia do Santos para o próximo ano. O clube entende que iniciar 2026 com um técnico adaptado ao elenco, ao ambiente e às necessidades estruturais pode fazer diferença nos primeiros meses de competição.
O próprio treinador vive um momento de respiro. Após encerrar sua longa passagem pelo Fortaleza em meio a dificuldades e aceitar assumir o Santos em crise, Vojvoda agora trabalha em um contexto mais estável. A expectativa é que diretoria e comissão técnica se alinhem para reformular o elenco, avançar na utilização dos jovens e buscar reforços dentro da realidade financeira do clube.
— Encontrei um clube muito grande e sabia disso. Sabia onde vinha. Encontrei jogadores com muito compromisso no dia a dia. Encontrei problemas, também, é verdade. Todos sabemos. Preocupações estão aí. Estou concentrado na minha tarefa e vejo todos trabalhando por isso. Sou grato e quero cumprir o objetivo (de ficar na Série A) — afirmou Vojvoda.
Com a permanência encaminhada e uma base técnica consolidada, o Santos vê a chance de começar 2026 com o planejamento que faltou ao longo de 2025.