Atacante do Corinthians pode subir no ranking de artilheiros do clube
Foto: Marcello Zambrana/AGIFA final da Copa do Brasil entre Corinthians e Vasco, neste domingo, no Maracanã, pode representar mais do que a disputa por um título nacional. Para Yuri Alberto, o confronto também surge como uma oportunidade de redenção e de avanço significativo na história do clube alvinegro.
Com 75 gols marcados em 206 partidas, o camisa 9 já figura entre os 30 maiores artilheiros do Corinthians. A marca o coloca empatado com Biro-Biro, que alcançou o mesmo número de gols, porém em 590 jogos. Caso balance as redes diante do Vasco, Yuri ultrapassa o ex-volante e iguala Luizão, autor de 76 gols em 109 atuações pelo Timão.
Além do peso histórico, o atacante busca encerrar um jejum recente. Yuri Alberto não marca há seis partidas. Seu último gol foi no clássico contra o São Paulo, no dia 20 de novembro, quando anotou dois gols na vitória corintiana, um deles em cobrança de pênalti.
Um eventual gol na decisão também pode colocá-lo em destaque no histórico do confronto entre Corinthians e Vasco. Atualmente, Yuri soma dois gols em cinco jogos contra o rival carioca. Caso volte a marcar, pode se aproximar do grupo dos maiores goleadores do duelo entre as equipes.
Protagonista recente do clube, Yuri Alberto foi o artilheiro do futebol brasileiro em 2024, com 31 gols, tendo papel fundamental tanto na recuperação do Corinthians no Brasileirão quanto na sequência histórica de vitórias naquele ano. Já em 2025, lidera a artilharia da equipe com 18 gols e foi decisivo na conquista do Campeonato Paulista.
O atacante também ostenta outras marcas expressivas: é o maior artilheiro da Neo Química Arena e ocupa atualmente a 27ª posição no ranking geral de goleadores do clube.
Após o empate sem gols no jogo de ida, em Itaquera, Corinthians e Vasco entram em campo às 18h deste domingo. Quem vencer no tempo normal conquista a Copa do Brasil. Em caso de novo empate, a decisão será definida nas cobranças de pênaltis.