O Time do Povo venceu o Gigante da Colina por 2 a 1 e faturou o quarto título da competição na história
Foto: Rodrigo Coca/Ag. CorinthiansO Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil! Com gols de Yuri Alberto e Memphis Depay, o Time do Povo venceu o Vasco da Gama dentro do Maracanã e conquistou o segundo título da temporada. O clube carioca marcou um gol, com Nuno Moreira, mas não foi o suficiente para tirar o o título alvinegro.
Com isso, o Clube do Parque São Jorge garante vaga na Libertadores do ano que vem e fatura mais R$ 77 milhões de premiação. Foi a oitava final da equipe na história da competição, que se consagrou como um dos postulantes ao título da Copa do Brasil desde 2022.

Escalações
Vasco da Gama: Léo Jardim; Paulo Henrique, Cuesta (Deivid), Robert Renan e Puma Rodríguez (Matheus França); Barros (Vegetti), Thiago Mendes e Coutinho (Tchê Tchê); Andrés Goméz, Rayan e Nuno Moreira (GB). Técnico: Fernando Diniz.
Corinthians: Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu (Angileri); Raniele (Carrillo), José Martinez, Maycon (André) e Breno Bidon (Garro); Memphis Depay e Yuri Alberto (João Pedro Tchoca). Técnico: Dorival Júnior.
Primeiro tempo
Assim como no jogo de ida, os times começaram se estudando, com nenhuma chance de gol para ambos os lados. A primeira finalização foi de Yuri Alberto, que recebeu bola de Matheuzinho na entrada da área, mas tirou demais de Léo Jardim e acertou a parte de fora da rede.
Depois de várias trocas de posse de bola, o Corinthians conseguiu sair rápido com André Ramalho. O zagueiro lançou Matheuzinho na lateral direita e o defensor recebeu livre, acionando Yuri Alberto no lado oposto. Ele dominou sozinho dentro da área, ajeitou a bola e chutou com a parte de fora do pé, tirando Léo Jardim da jogada. Gol do Corinthians e Fiel à loucura no Maracanã.
O Corinthians ainda teve outra oportunidade com Yuri Alberto, após José Martínez afastar a bola e o lance cair para o camisa 9. Contudo, ele dominou errado, a bola escapou e ele acabou finalizando por cima do gol, mesmo estando cara a cara com o goleiro adversário.
A equipe treinada por Dorival Júnior seguiu em cima, mas aos 25 minutos o confronto foi paralisado por conta de uma confusão após entrada de Thiago Mendes em Breno Bidon. Após isso, o Vasco evoluiu dentro de campo e passou a ameaçar mais o Corinthians.
O primeiro susto foi em cobrança de escanteio. Thiago Mendes apareceu livre dentro da área e cabeceou em direção ao gol, mas Hugo Souza estava bem posicionado e encaixou. Logo depois, Rayan conseguiu escapar pela direita e tocar para dentro da área, mas Coutinho não alcançou.
E o empate aconteceu. A bola estava com o Corinthians, mas Raniele errou o passe no círculo central e deu a bola de presente para o Vasco. Coutinho acionou rápido Andrés Goméz e o atacante foi para cima de Ramalho, que ficou vendido e cruzou na cabeça de Nuno Moreira, que não deixou Hugo Souza defender e marcou para o time carioca.
O time da casa seguiu melhor até o apito para o intervalo, mas não levou perigo e os clubes foram para o vestiário empatados em 1 a 1.
Segundo tempo
A etapa final começou frenética, com o Vasco da Gama info pra cima logo no primeiro lance dos primeiros segundos. O Corinthians passou a sofrer para sair jogando e perdeu algumas bolas antes de chegar ao ataque, mas nenhuma jogada ofereceu perigo.
Na primeira escapada, Matheuzinho apareceu nas costas do lateral adversário e conseguiu descolar um escanteio. Depois de dois minutos parados por conta de conversas com o árbitro com os atletas, Memphis Depay cobrou, mas a bola foi afastada por Léo Jardim.
Mesmo com o Vasco melhor desde o início do segundo tempo, o Corinthians conseguiu desempatar. José Martínez desarmou Puma Rodríguez na lateral do campo e passou pra Breno Bidon. O Filho do Terrão tirou dois jogadores com apenas um drible e avançou para Matheuzinho, que tocou no fundo para Yuri Alberto. O camisa 9 tocou para o meio da área e encontrou Memphis Depay. 2 a 1 para o Time do Povo!
O Corinthians passou a sofrer dentro de campo, com pressão do Vasco que foi empurrado pela torcida presente no Maracanã. Matheuzinho e Bidu foram mais acionados defensivamente, mas mesmo quando foram superados, a zaga conseguia afastar o perigo.
Dorival Júnior decidiu reforçar a parte defensiva, colocando jogadores mais altos, como André no lugar de Maycon. O jogou ficou vários momentos parados a partir dos 30 minutos, seja por conta de um sangramento de Yuri Alberto, ou por falta cometida por Carrillo. O camisa 9, inclusive, saiu para entrada do zagueiro João Pedro Tchoca.
A arbitragem deu nove minutos de acréscimos, com o Vasco indo para cima em toda a extensão dos minutos finais. Em cobrança de falta, Rayan chutou forte e Hugo Souza fez grande defesa para manter a vantagem no placar. O time interino do Corinthians ficou dentro da área e garantiu o quarto título da Copa do Brasil na história.