Obra reúne acervo histórico e marca o centenário vivido em ano inesquecível
Foto: Felipe Novoa/NopontovoaO Mirassol viveu em 2025 um dos períodos mais emblemáticos de sua trajetória ao completar 100 anos de história e, dentro de campo, alcançar a melhor campanha de sua vida no Campeonato Brasileiro, terminando na quarta colocação e garantindo vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores.
Em meio a esse cenário marcante, o clube ganhou mais um registro simbólico fora das quatro linhas com o lançamento do livro “O Rugido do Século: a história dos 100 anos do Mirassol Futebol Clube”, que reúne documentos, imagens e relatos inéditos sobre a construção da identidade do Leão.
A obra, publicada pela Editora Serifa, tem autoria de Vinicius de Paula, Victor Saques Júnior (in memoriam), Edwellington Villa e Gustavo Villa. O pré-lançamento ocorreu na última sexta-feira (18), no lounge do Estádio José Maria de Campos Maia, em evento reservado a dirigentes, conselheiros, patrocinadores e parceiros.
No sábado, o lançamento foi aberto ao público, com sessão de autógrafos e venda de exemplares em Mirassol. Já nesta segunda-feira, às 17h, São José do Rio Preto recebe o evento na Praça 2 de Eventos do Rio Preto Shopping.
O livro apresenta um amplo levantamento histórico, desde os primeiros registros do clube até sua consolidação no cenário nacional. Cada exemplar custa R$ 70, e 20% da arrecadação será destinada a entidades assistenciais da cidade.
– O livro reúne a ata de fundação de 1925, os registros de fusão e desfusão do clube, a primeira foto do elenco de 1930 e do primeiro estádio, além das fichas técnicas completas das campanhas de títulos e acessos do Mirassol. São 220 páginas de emocionar o mirassolense. – comenta Vinicius de Paula, um dos autores.
A pesquisa que deu origem à obra começou há mais de uma década, em 2013, quando Vinicius iniciou contato com Victor Sack Jr., ex-presidente do clube e ex-vice-prefeito da cidade, que se tornaria coautor do projeto.
– A pesquisa começou em 2013, quando conheci o Victor Sack Jr., que também é coautor e faleceu em 2018. Passei a frequentar a casa dele para reunir a história do clube, já que ele tinha muito material e memórias. A ideia de escrever o livro juntos surgiu ali, mas com o falecimento dele, fiquei com todo o acervo guardado – explica Vinicius.
A finalização do livro aconteceu a partir da união com o jornalista Edwellington Villa e seu filho, Gustavo, que dividiram a pesquisa por períodos históricos distintos.
– Nesse ano, o Ed Vila, me convidou e disse que o Mirassol estava fazendo 100 anos e que não conseguiria fazer o livro sozinho. Como eu já tinha um acervo muito grande e boa parte do livro escrita, acabei me juntando a ele e ao filho dele, Gustavo. O Ed trabalhou mais os anos 70 e 80, o Gustavo ficou com a parte mais recente, e assim unimos forças para fazer essa obra em um ano.
O lançamento do livro fecha um ciclo simbólico do centenário do Mirassol, eternizando em páginas um ano que já ocupa lugar definitivo na história do clube.