Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Entenda a troca de jogadores entre São Paulo e River Plate

Enquanto o Tricolor ficou com Enzo Díaz e Tapia, os argentinos levaram Galoppo

Por: Alan Favaron
6 horas atrás em 1 de janeiro de 2026
Foto: Reprodução/Instagram

O São Paulo concluiu uma negociação com o River Plate, da Argentina, que envolveu três jogadores e definiu movimentações importantes nos elencos dos dois clubes. O acordo prevê as aquisições em definitivo dos direitos econômicos do lateral-esquerdo Enzo e do atacante Tapia pelo Tricolor, além da transferência definitiva do meio-campista Galoppo para a equipe argentina.

Emprestado ao São Paulo desde janeiro, Enzo teve parte de seus direitos adquiridos de forma definitiva. O clube paulista acertou a compra de 60% dos direitos econômicos do lateral-esquerdo, que assinou um novo contrato válido até 31 de dezembro de 2028. 

Em sua primeira temporada com a camisa tricolor, o camisa 13 foi um dos atletas mais utilizados do elenco, somando 54 partidas, número que o colocou como o terceiro jogador que mais entrou em campo no ano, ao lado do meio-campista Alisson, ficando atrás apenas de Luciano e do goleiro Rafael. No período, Enzo marcou um gol e distribuiu sete assistências.

O pacote de negociações também incluiu a situação do atacante Tapia. O São Paulo exerceu de forma antecipada a obrigação de compra prevista no contrato de empréstimo, que inicialmente se estenderia até junho de 2026. Com isso, o clube adquiriu 60% dos direitos econômicos do jogador, que passa a integrar o elenco em definitivo e firmará vínculo até 31 de dezembro de 2029. 

O acordo ainda prevê, a critério exclusivo do Tricolor, a possibilidade de aquisição de mais 20% dos direitos econômicos do atleta, com prazo até junho de 2027. Convocado regularmente para a Seleção Chilena, Tapia chegou ao São Paulo em julho de 2025 e, desde então, disputou 21 partidas, com cinco gols marcados.

Em contrapartida, o River Plate oficializou a compra definitiva de Galoppo, que estava emprestado ao clube argentino desde o início da temporada. Os argentinos adquiriram 50% dos direitos econômicos do meio-campista, enquanto o São Paulo manteve os outros 50%, garantindo participação em uma eventual negociação futura do atleta.