Genilson explica estratégia de formação e continuidade até 2026
Foto: Reprodução/Genilson Se o Centro Olímpico é estreante na Copinha, seu elenco também carrega um perfil pouco comum para estreias: é formado majoritariamente por atletas muito jovens, alguns ainda com 16 anos. A estratégia, segundo o técnico Genilson, é intencional e faz parte de um planejamento que mira não apenas a temporada atual, mas o ciclo de formação até 2026.
“Nossa média de idade é de 18 anos. Temos quatro atletas 2010, vários 2009 e 2008, e alguns 2007”, explicou o treinador. Ele destaca que a juventude não é vulnerabilidade, mas sim investimento. “Esse é o intuito. Começamos esse trabalho para que no ano que vem a gente já tenha um time bem mais forte. O nível do atleta para entrar no Centro Olímpico a partir do ano que vem é um pouco mais elevado”, afirmou.
A lógica acompanha outros clubes do estado, mas a DECO tem uma particularidade: muitos dos jogadores estão juntos desde o início de 2024, convivendo com alto volume de jogos e ambiente competitivo intenso. “Nosso time vem desde janeiro juntos. Acabamos perdendo alguns garotos para outros clubes, mas grande parte está conosco desde o início”, disse.
Apesar da pouca idade, o grupo tem atletas experientes em Copinha, o que equilibra o processo. “Temos cinco ou seis atletas que já jogaram a Copinha”, explicou. Entre eles, o goleiro Juliano, o lateral Pedro, o meia Daniel e o atacante Pedrinho.