Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Apesar de derrota na estreia, Fabiano Carneiro vê São Bento competitivo

Treinador lamenta revés na estreia, mas elogia atuação e confia em reação na Série A2

Por: Neila Gonçalves
19 horas atrás em 13 de janeiro de 2026
Foto: Divulgação/São Bento

A derrota do São Bento por 1 a 0 para o XV de Piracicaba, neste domingo, frustrou a expectativa do torcedor e do técnico Fabiano Carneiro, que dias antes havia dito que “estreia não se joga, se ganha”. Em uma primeira rodada da Série A2 do Campeonato Paulista marcada por cinco empates em oito partidas, o Bentão acabou sendo o único mandante a sair derrotado.

Apesar do resultado, o treinador avaliou que o placar não refletiu o que foi o jogo e destacou a atuação da equipe, que conseguiu neutralizar o adversário e foi castigada em um lance decisivo.

– Muito do que o adversário não performa tem a ver com o que o nosso time faz, sistemicamente falando. Às vezes o torcedor esperava um pouco mais do XV, mas o nosso sistema foi feito para que eles não oferecessem mais perigo. O time estava bem, foram duas bolas na trave, o nosso goleiro não tinha feito nenhuma defesa no primeiro tempo, a bola não entrou, e o que faltou foi um detalhe, uma possível leitura, como no final, quando o goleiro deles foi expulso e a gente não cruzou uma bola na área ou bateu uma bola no gol.

Fabiano também ressaltou que o elenco mostrou capacidade de competir em alto nível, mesmo com limitações financeiras em relação a outros clubes da Série A2.

– Esperar mais do São Bento, falando em folha orçamentária, hoje os atletas provaram que não vai ter isso. O nosso time vai brigar para classificar e vamos ter que buscar os pontos fora agora. O nosso time provou que vai competir para classificar, independentemente de folha orçamentária, desse primeiro resultado ou de qualquer situação.

Outro ponto considerado decisivo foi a saída precoce do meia Lucas Nathan, que sentiu uma fisgada aos oito minutos do primeiro tempo e deixou a partida para realizar exames.

– O futebol é um organismo vivo e o cenário às vezes se desenha totalmente diferente quando você perde um jogador tão cedo. Quando o Nathan sai, nós perdemos um pouco da nossa referência técnica e também do entrosamento. A falta dele com oito minutos, quando já era nítido que o São Bento estava colocando a bola no chão e propondo o jogo, fez muita falta, principalmente no último terço. O Nathan é praticamente completo para a Série A2, um camisa 10 que arma e pisa na área.

Sem uma peça de reposição com o mesmo perfil no banco, o treinador explicou as alternativas que existiam na base, mas que não estavam disponíveis para a estreia.

– No sub-20, uma opção seria o Tico, que faz esse 10 muito bem, é um ponta construtor, tem um contra um, velocidade, pisa na área e finaliza bem, mas ele se apresenta no Cuiabá e não temos mais na base. Outro era o Clebinho, que foi um dos destaques da Copa Paulista, estava na nossa convocação, mas por conta da Copa São Paulo não pôde vir, então fomos com um a menos no banco de linha.

Agora, o São Bento se prepara para uma sequência fora de casa, que começa na quarta-feira contra a Inter de Limeira. Mesmo diante das dificuldades, Fabiano reforçou a confiança no grupo.

– Nós sabíamos que os três primeiros jogos seriam muito difíceis, mas o nosso time provou que vai competir de igual para igual contra qualquer equipe. O torcedor são-bentista pode esperar que nós vamos trabalhar muito e competir demais para pontuar nesses jogos fora, com muito respeito aos adversários.