Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Referencia perde nos pênaltis e Santo André vence o Audax

Ramalhão vence o Audax, enquanto Referência empata com o Fluminense, mas é eliminado nas penalidades

Por: Lucas Soares
19 horas atrás em 13 de janeiro de 2026
Fotos: Leonardo Brasil e Ariston Tavares

Na noite desta terça-feira, 12, Referência, Santo André e Audax entraram em campo pelo seus primeiros jogos da fase eliminatória da Copinha, buscando uma vitória e a vaga para terceira fase da competição.

Em confronto direto, o Santo André bateu o Audax por 1 a 0, gol de Murilo Leite, enquanto o Referência empatou com o Fluminense no tempo normal em 1 a 1, com gol de Jhow, e nos pênaltis acabou sendo desclassificado.

Referencia decide nos pênaltis contra o Fluminense e é eliminado

O primeiro tempo do jogo foi muito movimentado, com o Fluminense dominando a maioria das ações do jogo e as melhores chances e fazendo o goleiro 1 ter que trabalhar muito para segurar o placar. O Referência só levou grande perigo aos 42 minutos com Jhow ficando cara a cara com o goleiro do Fluminense, mas perdendo a bola na tentativa de dribla-lo. Então, já nos acréscimos da primeira etapa, Isack Gabriel aproveitou desvio da zaga do Referência para dentro da área e empurrou de primeira pras redes abrindo o placar para os cariocas.

Na volta para segunda etapa, o time paulista retornou mais atento e pressionando mais, mesmo que não criasse tantas chances. O segundo tempo em Santana de Parnaíba ganhou emoção aos 21 minutos, quando Jhow acertou um belo chute cruzado de primeira e empatou para o Referência, inflamando a torcida e recolocando a equipe na disputa pela vaga. Após o gol, o Fluminense tentou retomar o controle com mudanças na equipe, mas encontrou um adversário mais confiante, que passou a incomodar a defesa tricolor, enquanto o empate levava a decisão para os pênaltis.

Nas cobranças, ambos os times acertaram as três primeiras, com o Referência perdendo a quarta e Fluminense abrindo vantagem. Na quinta batida, o clube carioca garantiu a classificação.

Santo André joga bem e bate o Audax por 1 a 0

O jogo começou estudado com ambos os times arriscando pouco e priorizando se defender. Aos 33 minutos, Emmanuel disputou e roubou a bola para o Santo André pelo lado direito do campo defensivo do Audax e achou Murilo Leite que só empurrou pra abrir o placar.

O time do ABC admnistrou o placar até o final da primeira etapa. Na volta do intervalo, o jogo voltou muito igual, com os times se defendendo e atacando bem, alternando momentos, com o Santo André dominando mais a posse de bola. Emmanuel, em grande noite, quase ampliou aos 58 em grande defesa do goleiro Mateus, que evitou o segundo do Ramalhão.

Nos 20 minutos finais, o time á frente do placar recuou e passou a priorizar defender o resultado a favor, enquanto o Audax subiu as linhas e começou a criar uma chance atrás da outra em busca do empate, que acabou não vindo.

Próximo compromisso

O Santo André terá o complicado time do Ibrachina pela frente na terceira fase, buscando a classificação para as oitavas de final da competição.