Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Após vitória, Enderson valoriza postura e evolução do Novorizontino

Após vitória sobre o Guarani, treinador destacou mentalidade ofensiva, jovens da equipe e apoio da torcida em Novo Horizonte

Por: Neila Gonçalves
4 horas atrás em 14 de janeiro de 2026
Foto: Reprodução/Novorizontino

O Novorizontino venceu o Guarani por 2 a 0 em casa, em partida marcada pelo domínio da equipe mesmo após a expulsão de Luca ainda no primeiro tempo. Após o jogo, o técnico Anderson Moreira concedeu entrevista às rádios e valorizou a atuação coletiva, a postura ofensiva e o processo de reconstrução do elenco.

Enderson ressaltou as dificuldades da pré-temporada, marcada por reapresentação com grupo reduzido e chegadas graduais de reforços. Segundo o treinador, isso impactou o tempo ideal de preparação, mas não impediu a evolução da equipe.

“Foi uma pré-temporada muito diferente para a gente. Tivemos atletas chegando aos poucos, algumas indefinições, jogadores que ainda estão chegando agora. Não deu para aproveitar todo o tempo como gostaríamos, mas fomos construindo as ideias gradualmente”,
afirmou.

Mesmo com um jogador a menos e o placar ainda zerado, o treinador elogiou a postura do time, que seguiu buscando o ataque durante toda a partida.

“Quando você perde um atleta com o jogo em 0 a 0, o natural é a equipe recuar e se defender mais. Mas conseguimos fazer boas jogadas, destravar o sistema defensivo deles e, mesmo vencendo por 1 a 0 e depois 2 a 0, continuamos tentando fazer gol”, destacou.

Ao comentar o desempenho individual, Anderson evitou personalizar elogios, mas fez questão de valorizar o coletivo e citou alguns lances determinantes.

“Eu não gosto muito de elogiar individualmente, porque foi muito coletivo. Se eu falar do Brock, tenho que falar do passe do Dantas no primeiro gol, da participação do Alvarinho, do Mike sendo muito ofensivo, dos volantes que parecem estar em todos os espaços”,
disse.

Ainda assim, o técnico fez um destaque especial para Robson, autor de um gol e uma assistência.

“O Robson se cobrou muito na temporada passada. Eu tentei tirar essa carga dele, mas ele é assim, demonstra quando não está bem. Não foi só pelo gol e pela assistência hoje, ele já tinha feito um grande jogo contra o Santos. Ele voltou mais confiante e tem tudo para fazer uma grande temporada”, avaliou.

Questionado sobre os jovens Tavinho e Diego Galo, Anderson reforçou que a utilização da base é uma característica do seu trabalho.

“Eles não estão jogando por serem meninos, estão jogando por merecimento. O dia a dia mostrou que estavam aptos. A concorrência é grande e ninguém tem vaga garantida, mas hoje eles são titulares porque entregaram”, explicou.

O treinador também falou sobre a mudança de perfil da equipe em relação ao fim da temporada passada, com um time mais leve e móvel.

“No ano passado eu cheguei no meio da competição e precisei me adaptar ao grupo. Agora buscamos jogadores com características mais próximas daquilo que eu penso de futebol: mobilidade, dinâmica, intensidade e qualidade técnica”, afirmou.

Enderson ainda agradeceu ao torcedor e destacou a identificação com a cidade.

“O torcedor compareceu e isso é muito importante. Novo Horizonte é um lugar muito especial para mim, me sinto em casa aqui. Quero muito que esse projeto dê certo, porque o clube e a cidade merecem”, completou.

Confira a coletiva completa: