Clube da Mooca derruba gigantes, vira sensação do torneio e alcança semifinal inédita
Foto: Everton Mendes Em uma campanha histórica na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o Ibrachina passou pelo bicampeão Palmeiras na noite desta segunda-feira, e garantiu sua primeira vaga na semifinal na história do torneio. Contudo, a vitória sobre um dos maiores clubes do Brasil atualmente, não foi a primeira do desafiante da Mooca.
Na fase de grupos, o Ibrachina terminou na liderança, com sete pontos, oito gols marcados e apenas dois sofridos. O bom desempenho na Copinha é reflexo de um projeto que ganhou força durante a pandemia, quando o clube manteve suas atividades e realizou peneiras, atraindo atletas de equipes como Portuguesa, São Caetano, São Bernardo e até do Palmeiras, em um momento em que muitos clubes interromperam suas categorias de base.
Na segunda fase do torneio, jogada ainda na semana passada, o Ibrachina encarou o Atlético-MG, e superou a equipe mineira por 3 a 1, com domínio do jogo e controle total do placar durante a partida. Saindo na frente, o time da capital paulista ainda sofreu o empate, mas rapidamente marcou o segundo gol e girou a faca nos minutos finais, sofrendo pouca pressão com grande atuação coletiva e destaque para o camisa 9 Enrico, e para Luiz Fernando, que pouco tempo depois de entrar na partida marcou um gol.
Na terceira fase o eliminado foi o Santo André, adversário da fase de grupos, da única partida que o Ibrachina não havia vencido até aquele momento da competição. Desta vez, a vitória veio na decisão por pênaltis, mesmo com um a menos boa parte do jogo. Nas oitavas, voltou a enfrentar times da elite do Brasil, encarando o Internacional-RS, e vencendo por 2 a 1, em partida que novamente teve muito controle do resultado, quase em sua totalidade, e foi efetivo nas oportunidades que teve.
Agora, nas quartas de final, o time da Mooca fez seu primeiro jogo fora da Ibrachina Arena, contra o Palmeiras, em Barueri. O jogo foi em grande parte nivelado, e contou novamente com uma alta efetividade do time visitante, que aproveitou as poucas chances que teve para marcar, e deixar o jogo empatado em 2 a 2. Na decisão de pênaltis, o goleiro Gabriel Sena, que só havia tomado cinco gols na seis partida anteriores, defendeu uma das penalidades nas cobranças alternadas, e classificou o Terror dos Gigantes para a semifinal da Copinha.
A equipe volta a campo na próxima quarta-feira, 22, contra o São Paulo, ás 21h30.
História do clube
Fundado em 2020, o clube da Mooca, alcançou a melhor campanha de sua história na Copinha ao chegar à semifinal da competição, eliminando adversários tradicionais como Atlético-MG, Internacional e Palmeiras. Agora, a equipe encara o São Paulo valendo vaga na decisão.
Além da campanha atual, o Ibrachina já havia chamado atenção em 2025 ao ser vice-campeão paulista sub-17 e ao figurar entre as melhores bases sub-20 do estado, atrás apenas de clubes tradicionais. A estrutura do clube inclui categorias do sub-15 ao sub-20 e um projeto social que atende jovens de comunidades como Heliópolis e São Mateus.
Fora de campo, o clube também desperta curiosidade. O presidente Henrique Law é filho de empresários investigados pela CPI da Pirataria, ligados ao comércio popular da capital paulista. Henrique nega que o investimento no futebol venha dos negócios da família e afirma que o projeto é independente, com foco principal na formação de atletas. A profissionalização do clube é vista como um passo futuro, a ser construído de forma gradual.