Canal do TSP no TelegramCanal do TSP no Telegram

Ainda sem definir renovação, Memphis estreará contra o Bahia

Por: Neila Gonçalves
6 horas atrás em 28 de janeiro de 2026

Depois de ficar cinco partidas sem entrar em campo, Memphis Depay está perto de fazer sua primeira aparição na temporada 2026 pelo Corinthians. O atacante deve atuar alguns minutos contra o Bahia, nesta quarta-feira, às 20h (de Brasília), na Vila Belmiro, na rodada de abertura do Campeonato Brasileiro.

A ideia da comissão técnica é utilizar o jogo como parte do processo de recuperação física do jogador, dando ritmo para o confronto decisivo contra o Flamengo, no próximo domingo, às 16h, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida vale o título da Supercopa Rei e representa o primeiro grande desafio do Timão no ano, além de envolver uma premiação milionária ainda não detalhada pela CBF.

O técnico Dorival Júnior pretende ter força máxima para a decisão e confirmou o retorno de Memphis diante do Bahia. O atacante passou as primeiras semanas da temporada tratando um edema ósseo no joelho esquerdo, problema herdado de 2025, além de realizar um trabalho específico de reequilíbrio muscular.

O holandês se reapresentou com desgaste físico após encerrar a temporada passada atuando no sacrifício nas fases decisivas da Copa do Brasil. Por isso, o clube adotou cuidados especiais neste início de ano, especialmente em um momento em que o jogador busca estar em alto nível visando a Copa do Mundo com a seleção da Holanda.

A temporada também pode ser determinante para o futuro de Memphis no Corinthians. Com contrato válido até 20 de junho de 2026, o atacante já está apto a assinar um pré-contrato com outro clube e deixar o Timão sem custos.

Ainda não há negociações em andamento para uma renovação. O principal obstáculo é financeiro: o salário elevado, somado a bônus, luvas e premiações acertados na gestão do ex-presidente Augusto Melo, pesa no orçamento atual. Dirigentes da administração de Osmar Stabile avaliam que os custos são altos, sobretudo em um cenário em que o clube projeta reduzir a folha salarial em cerca de R$ 6,2 milhões mensais em 2026.

Apesar disso, publicamente, a diretoria mantém um discurso de valorização do jogador. O executivo de futebol Marcelo Paz afirmou recentemente que não pretende abrir mão de um atleta desse nível e vê disposição de Memphis em permanecer, desde que as pendências financeiras sejam resolvidas.

Sem recursos para honrar bônus e premiações nos prazos previstos, o Corinthians precisou renegociar uma dívida de aproximadamente R$ 23 milhões com o atacante, parcelando os valores.

Desde que chegou ao clube, em setembro de 2024, Memphis Depay soma 65 partidas, com 19 gols e 14 assistências, além de participação direta nas conquistas do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.