Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

O que está em jogo para cada clube na rodada final do Paulista

Todos os jogos serão às 20h30, e a briga nas duas pontas da tabela será intensa

Por: Alan Favaron
4 horas atrás em 15 de fevereiro de 2026
Foto: Douglas Moreti/ Ag.Paulistão/Sua Foto No Jogo

Para 2026, a Federação Paulista de Futebol apostou em um novo formato para o Campeonato Paulista, inspirado na Liga dos Campeões. Por causa do novo calendário do futebol brasileiro, a entidade precisou buscar alternativas, e a inovação deu certo.

Em campo, emoção e equilíbrio não faltaram e, com isso, as equipes chegam para o último jogo da primeira fase brigando nas mais diversas posições da tabela. Neste domingo, dia 15, acontece a última rodada da fase classificatória e, praticamente, todos os clubes chegam com pretensões em suas partidas.

Todos os jogos serão às 20h30, e a briga nas duas pontas da tabela será intensa. Assim, a promessa é de muita emoção, com o torcedor paulista grudado na TV para conhecer os classificados e o último rebaixado no Paulista. Veja a situação dos times para a última rodada.







Novorizontino





O Novorizontino faz uma grande campanha no Paulista e é o líder geral da competição. Com a vaga garantida para o mata-mata, o Tigre encara o Red Bull Bragantino buscando manter o topo da tabela. Até aqui, a equipe de Enderson Moreira soma 16 pontos, com 5 vitórias, 1 empate, 1 derrota e 76% de aproveitamento.





Palmeiras





O Palmeiras está na 2ª colocação e é outra equipe que já confirmou sua classificação. Neste domingo, o Verdão encara o Guarani e busca uma vitória para tentar assumir a liderança geral, mas, para isso, vai precisar de um tropeço do Novorizontino. O Palestra tem 15 pontos, sendo 5 vitórias, 2 derrotas e 71% de aproveitamento.





Red Bull Bragantino





O Red Bull Bragantino é a única equipe invicta na competição e tem situação garantida, com a vaga na próxima fase confirmada. O Braga está em 3º lugar, com 13 pontos, 3 vitórias, 4 empates e 61% de aproveitamento. Assim, o Massa Bruta encara o Novorizontino neste domingo e busca manter sua invencibilidade e terminar a primeira fase do torneio sem ter sido derrotado.





Portuguesa





A Portuguesa está na 4ª colocação do Paulistão e com vaga na próxima fase também garantida. Com 12 pontos, a equipe chega para a última rodada para encarar o Mirassol e, mesmo com a situação tranquila, quer vencer para terminar entre os líderes da primeira fase e ter vantagens no mata-mata. A Lusa soma 4 vitórias, 3 empates e 57% de aproveitamento no estadual.





Corinthians





Atual campeão paulista, o Corinthians ainda vem oscilando no estadual e busca garantir sua classificação na última rodada, quando vai encarar o São Bernardo. Na 5ª posição, o clube soma 11 pontos, com 3 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e 52% de aproveitamento.

Assim, o Timão só depende de si para avançar e precisa vencer. Em caso de empate, somente uma combinação de resultados com vitórias de São Paulo, Guarani, Botafogo-SP ou Capivariano e uma goleada do Santos para o Alvinegro ser eliminado. Já uma derrota pode significar a queda precoce do Corinthians no Paulistão.





Guarani





O Guarani está em 6º lugar, com 11 pontos, tendo 3 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e 52% de aproveitamento e também só depende de si para garantir a classificação. Porém, a missão não é fácil, e o Bugre terá que derrotar o Palmeiras.

Em caso de empate, terá que secar os rivais abaixo na tabela, pois pode ser ultrapassado até pelo 9º colocado, o Santos, que tem 8 pontos, mas superaria a equipe de Campinas nos critérios de desempate. Uma derrota pode custar a eliminação.





Botafogo-SP





O Botafogo-SP faz um confronto direto contra o Capivariano na última rodada por uma vaga na zona de classificação para a próxima fase. Assim, em caso de vitória, o Pantera avança, mas, se perder, fica pelo caminho no estadual.

O empate também não ajuda a equipe de Ribeirão Preto, que pode garantir a classificação, mas precisará de tropeços dos times que estão abaixo na tabela. O clube está na 7ª colocação, com 11 pontos, tendo 3 vitórias, 2 empates, 2 derrotas e 52% de aproveitamento.





São Paulo





Na 8ª posição, com 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas e 47% de aproveitamento, o São Paulo é outro time que só precisa do triunfo para confirmar sua classificação. A equipe enfrenta a Ponte Preta, que ainda não venceu na competição e já está rebaixada. Assim, o Tricolor chega para o duelo com foco nos 3 pontos.

Em caso de empate ou derrota, o time de Hernán Crespo terá sua vida no torneio bem complicada, pois pode ser ultrapassado até pelo São Bernardo, 12º colocado. Ou seja, um resultado negativo pode significar a eliminação.





Capivariano





Apesar de estar em 9º lugar, o Capivariano depende só de si para chegar ao mata-mata do Campeonato Paulista. Isso porque terá um confronto direto contra o Botafogo-SP, e os três pontos significarão a classificação.

O Leão da Sorocabana soma 10 pontos, com 3 vitórias, 1 empate, 3 derrotas e 47% de aproveitamento na competição. Assim, em caso de derrota, o time estará eliminado e, com um empate, ainda tem chances remotas de avançar, mas em um cenário em que os concorrentes também tropecem.





Santos





O Santos enfrentou bastante dificuldades neste Paulistão e chegou a ficar próximo da zona de rebaixamento. Mas conseguiu vencer na última partida e ainda tem chances de avançar de fase.

Para isso, precisa vencer o Velo Clube e torcer por tropeços de Capivariano ou Botafogo-SP, que se enfrentam, e de São Paulo, Guarani ou Corinthians. Com 9 pontos, o Peixe está na 10ª colocação, com 2 vitórias, 3 empates e 2 derrotas, com 42% de aproveitamento.





Mirassol





Grande sensação do ano passado, o Mirassol chega para a última rodada sem chances de rebaixamento, mesmo com 8 pontos, e sonhando com uma classificação para a próxima fase do Paulistão.

O Leão está na 11ª posição, somando 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com 38% de aproveitamento. Assim, precisa vencer a Portuguesa para brigar por uma vaga na próxima fase ao chegar aos 11 pontos, mas dependeria de resultados adversos de rivais que estão acima na tabela. A equipe de Rafael Guanaes, com um triunfo, pode ultrapassar até o Corinthians, atual 5º colocado.





São Bernardo





O São Bernardo está em 12º lugar e não corre mais risco de rebaixamento, mesmo com uma derrota, já que, ainda que o Velo Clube vença o Santos, Primavera e Noroeste, 13º e 14º colocados, respectivamente, se enfrentam e não podem ultrapassar o time do ABC Paulista.

Por outro lado, o Tigre encara o Corinthians e segue sonhando com uma classificação. Para isso, precisará vencer um dos grandes do estado e contar com tropeços dos rivais que estão acima na tabela, podendo passar até o Timão.

Atualmente, o São Bernardo tem 8 pontos, somando 2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, com 38% de aproveitamento. O São Paulo, primeiro time na zona de classificação para a próxima fase, soma 10 pontos.





Primavera





Estreante na primeira divisão do Paulistão, o Primavera chega para a última rodada brigando contra o rebaixamento e fará um confronto contra o Noroeste. Para permanecer na elite estadual, basta um empate.

Em caso de derrota, o Fantasma precisa que o Velo Clube não vença o Santos para não cair para a Série A2. Além disso, com 7 pontos, ainda existem chances remotas de classificação, mas precisa de uma combinação de resultados difíceis, como, por exemplo, o São Paulo ser derrotado pela Ponte Preta.

Na 13ª colocação, o Primavera soma 7 pontos, com 2 vitórias, 1 empate e 4 derrotas, com 33% de aproveitamento.





Noroeste





O Noroeste entra na última rodada buscando se manter na elite do Paulistão. A equipe terá um confronto direto contra o Primavera para garantir a permanência. Assim, o Norusca precisa vencer para escapar do rebaixamento.

Em caso de derrota ou empate, o time de Bauru terá que secar o Velo Clube, que não poderá vencer o Santos. O Noroeste é o primeiro time fora do Z2, em 14º lugar, com 7 pontos, somando 1 vitória, 4 empates e 2 derrotas, com 33% de aproveitamento.





Velo Clube





Apesar de chegar à última rodada na zona de rebaixamento, o Velo Clube só depende de si para garantir a permanência na elite estadual. Para isso, precisa vencer o Santos, na Vila Belmiro.

Isso porque Primavera e Noroeste, 13º e 14º colocados, respectivamente, se enfrentam em um confronto direto. Assim, caso o Velo vença seu jogo, independentemente do resultado do outro jogo, a equipe de Rio Claro escapa do Z2.

Com 5 pontos, o Galo está na 15ª colocação, somando 1 vitória, 2 empates e 4 derrotas, com 23% de aproveitamento.





Ponte Preta





A Ponte Preta vive momento delicado e está afundada em crise. A equipe de Campinas amarga a lanterna do Paulistão, já foi rebaixada e, para piorar a situação, ainda não venceu na competição. Na 16ª posição, a Macaca soma apenas 1 ponto, com 1 empate e 6 derrotas, com 4% de aproveitamento, e chega para a última rodada buscando uma vitória sobre o São Paulo para não terminar o torneio com uma campanha sem triunfo.