Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

Santos goleia, garante classificação e rebaixa Velo para a Série A2

Com seis gols, Peixe faz ótima atuação e avança de fase no Paulistão

Por: João Rodrigues
10 horas atrás em 15 de fevereiro de 2026
Foto: Raul Baretta/Santos FC

Na noite deste domingo (15), Santos e Velo Clube se enfrentaram pela 8ª e última rodada da fase de grupos do Paulistão A1 2026. O confronto ocorreu na Vila Belmiro, em Santos.







O Peixe teve o domínio completo da partida. No primeiro tempo, foi para o intervalo com três de vantagem: Gabigol, Moisés e Thaciano marcaram. Mesmo voltando com menos intensidade, na segunda etapa o time anotou mais três, com Gabriel Menino, Gabigol e Rollheiser.

Com a vitória, o Santos foi para a 7ª colocação, e passou para a fase eliminatória do Campeonato Paulista. Já o Velo, com apenas 5 pontos, encerrou a campanha na vice-lanterna, e vai disputar o Paulistão A2 em 2027.

Primeiro tempo

Apesar de sofrer uma leve pressão no início do jogo, o Santos abriu o placar cedo e dominou o primeiro tempo. Aos 5 minutos, em escanteio, Barreal cruzou no segundo pau e encontrou Gabigol completamente livre, que só precisou empurrar para marcar o primeiro dos donos da casa.

O time não tirou o pé e não demorou para ampliar a vantagem. Depois de 13 minutos, aos 18, Gabigol cruzou para Moisés subir bem e cabeçear forte e anotar seu primeiro gol com a camisa do Peixe: 2 a 0. Aos 22, mais um: em mais um bom cruzamento, Bontempo levantou na cabeça de Thaciano, que testou forte para o fundo da rede.

Segundo tempo

Os minutos finais foram de administração da equipe santista. Com o craque Neymar em campo, o Santos criou com mais tranquilidade que no primeiro tempo, e teve menos oportunidades. Entretanto, aos 68 minutos, a bola sobrou um pouco depois da entrada da área e Gabriel Menino acertou um chutaço no ângulo: 4 a 0.

Aos 80 minutos, dois gols um atrás do outro. Primeiro, a bola sobrou na diagonal da área para Gabigol bater com força e fazer o seu segundo gol na partida. Logo em seguida, Rony infiltrou pela linha de fundo e cruzou para Rollheiser, no meio da área, que só chapou para fazer o sexto e último gol do jogo.

Escalações

Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Zé Ivaldo, Luan Peres e Vinícius Lira; Willian Arão (Gabriel Menino), Gabriel Bontempo e Thaciano (Miguelito); Moisés (Rony), Barreal (Neymar) e Gabigol (Rollheiser). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

Velo Clube: Marcelo Carné; Thomás Luciano, Gabriel Mancha, Betão, Marcelo Augusto (Daniel Amorim) e Caíque Silva (Zé Mário); Luiz Otávio, Mateus Norton (Karl) e Rodrigo Oliveira; Rodrigo Alves (Adriano Júnior) e Jhoninha (Islan). Técnico: Pintado.