Assine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAYAssine o Paulistão - HBO MAX | UOL PLAY

Abel se torna o 5º técnico mais longevo da história do futebol brasileiro

O treinador está há cinco anos, três meses e 15 dias no comando do Verdão

Por: Alan Favaron
4 horas atrás em 19 de fevereiro de 2026
Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

A trajetória de Abel Ferreira no Palmeiras alcançou mais um feito inédito. Treinador com mais títulos na história do Verdão (ao lado de Oswaldo Brandão, com dez conquistas), o comandante português se tornou nesta quinta-feira (19) o quinto técnico mais longevo do futebol brasileiro em todos os tempos. 

Há cinco anos, três meses e 15 dias no comando do Palmeiras, o Abel superou Telê Santana, que permaneceu no São Paulo por cinco anos, três meses e 14 dias, entre 1990 e 1996.

“Para mim, é um orgulho poder chegar a uma marca como esta. Ela é consequência de um trabalho coletivo bem feito por todos: pela nossa direção, pelas direções anteriores, pelos nossos torcedores e por tudo aquilo que fazemos enquanto staff, enquanto clube e enquanto família. Somos uma equipe que representa muito bem aquilo que são os valores do Palmeiras, que é um estilo de vida e uma forma de ser e estar na vida e no futebol”, disse o treinador

À frente do trabalho desenvolvido por Abel no Verdão, estão apenas as passagens de Flávio Costa pelo Flamengo (oito anos, entre 1938 e 1946), Henry Welfare pelo Vasco (dez anos e sete meses, entre 1926 e 1937), Lula pelo Santos (12 anos e sete meses, entre 1954 e 1967) e Amadeu Teixeira pelo América-AM (53 anos, de 1955 a 2008).

“Todos queremos ganhar, queremos títulos, mas o que fazemos vai além disso. Portanto, é um orgulho e uma gratidão muito grande poder estar no Palmeiras e chegar a uma marca que nem eu mesmo pensei que chegaria. Eu espero, como diz a nossa presidente, que seja eterno enquanto dure. E, enquanto durar, que seja com esta intensidade e amor por aquilo que é um bem maior, que é o Palmeiras”, complementou o técnico.







Telê Santana





Ao todo, a comissão técnica portuguesa soma 407 partidas, com 236 vitórias, 95 empates e 76 derrotas. Fã de Telê, Abel Ferreira falou sobre a honra de superar a marca estabelecida por um personagem tão importante.

“O Telê Santana é uma referência, alguém que deixou um legado absolutamente extraordinário. Eu sei que é difícil ficar tanto tempo em um clube, mas isso só é possível quando há estrutura e processos. E, logicamente, porque apresentamos resultados esportivos e financeiros. No Palmeiras, nós vemos as coisas para além daquilo que é o resultado final”, disse o português.