15 anos de tabu: Corinthians continua sendo o último campeão invicto do Paulistão

Por: Beatriz Quintino
2 anos atrás em 3 de abril de 2024
Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians


A derrota do Palmeiras para o Santos na primeira partida pela final do Paulistão 2024, no domingo (31), manteve um tabu vivo: o Paulistão segue sem um campeão invicto pela 15a temporada consecutiva. O Corinthians continua com a alcunha de ser o último clube a levantar a taça estadual sem perder ao menos uma partida.  


Na ocasião, em 2009, o time comandado por Mano Menezes e com o elenco liderado por Ronaldo Fenômeno somou 13 vitórias e 10 empates em 23 partidas disputadas.


A campanha corintiana foi consagrada com a vitória sobre dois rivais na fase eliminatória da competição. O Timão venceu o São Paulo na semifinal, e na final teve como adversário o Santos. 


No jogo de ida da final, o Corinthians venceu o Peixe na Vila Belmiro por 3 a 1 com dois golaços de Ronaldo Fenômeno. No jogo de volta, o empate em 1 a 1 garantiu a conquista invicta do Time do Povo.


Vale ressaltar que na época o regulamento do Paulistão era diferente. Assim, na primeira fase, todos os times participantes se enfrentavam em turno único, com os quatro melhores avançando para a semifinal. 


Dessa forma, a conquista também marcou a quinta vez que o Timão conseguiu se sagrar campeão estadual de maneira invicta. Com campanhas irretocáveis em 1914, 1916, 1929, 1938 e 2009, o clube também detém o título de maior campeão invicto do campeonato.




Além disso, mais que uma sequência de 15 anos, fora o time de 2009, a última campanha invicta aconteceu a 52 anos atrás, quando o Palmeiras conquistou o título em 1972 sem perder nenhuma partida.