Assine a Robô Tips Assine a Robô Tips

21 anos do título: Paulista relembra conquista histórica da Copa do Brasil

Campeão em 22 de junho de 2005, Galo da Japi segue celebrando a maior conquista de sua história e busca reconstrução após anos difíceis

Por: Lucas Soares
21 horas atrás em 22 de junho de 2026
Foto: Divulgação

O dia 22 de junho segue eternizado na memória dos torcedores do Paulista Futebol Clube. Há 21 anos, o clube de Jundiaí conquistava a inédita Copa do Brasil ao superar o Fluminense na decisão e alcançar o maior feito de seus 116 anos de história.

Nas redes sociais, o Galo da Japi relembrou a conquista que marcou uma geração. Em publicação comemorativa, o clube destacou que o título permanece vivo na memória dos torcedores e reforçou o orgulho da cidade por uma campanha considerada uma das mais marcantes do futebol brasileiro.

A trajetória do Paulista naquele torneio ficou marcada pela superação. Durante a campanha, a equipe eliminou adversários tradicionais como Internacional, Botafogo, Cruzeiro e o próprio Fluminense na grande final. O título transformou o clube em um dos poucos campeões da Copa do Brasil oriundos de divisões inferiores.

Desde aquela conquista, nenhum clube fora da elite nacional conseguiu repetir a façanha de levantar a taça da competição. O Paulista entrou para uma seleta lista que também conta com Criciúma e Santo André de campeões de cidades do interior.

Após viver o auge em 2005, o clube enfrentou um longo período de dificuldades financeiras e esportivas, acumulando rebaixamentos e chegando à quinta divisão do Campeonato Paulista em 2023. O cenário, porém, começou a mudar recentemente com dois acessos consecutivos conquistados em menos de um ano.

Agora, o Paulista trabalha em um projeto de reestruturação que inclui a transformação em SAF e a disputa da Série A3 em 2026.