Em quatro anos de trabalho pelo Palmeiras, Abel Ferreira ganhou 10 títulos no comando do clube palestrino. Desde a inédita Supercopa do Brasil em 2023 até o histórico bicampeonato da Libertadores entre 2020 e 2021, as conquistas do português fazem dele o maior treinador da história da equipe. Com o 10º troféu, igualou Oswaldo Brandão em números, mas tem maior peso nos torneios. No seu período no Brasil, a soma de títulos de São Paulo, Corinthians e Santos juntos não chega na metade do número de taças do Verdão.

Reprodução / V9 TV Uberlândia
Trabalho para os rivais
O São Paulo levou o Campeonato Paulista de 2021, Copa do Brasil de 2023 e a Supercopa do Brasil deste ano. Detalhe importante, em todas as três, teve que passar pelo Palmeiras. No campeonato estadual, o Tricolor “saiu da fila” com empate no primeiro duelo e vitória por 2 a 0 no MorumBIS no jogo de volta. Na Copa do Brasil, os times se enfrentaram nas quartas de final e o São Paulo desbancou o maior campeão nacional com triunfo nas duas partidas. Por último, na Supercopa de 2024, após empate sem gols no tempo normal, Rafael brilhou e o São Paulo levou a disputa nos pênaltis.

Imagem: Cesar Greco/Palmeiras
Por outro lado, Santos e Corinthians não levantaram troféus desde que Abel assumiu a equipe da Barra Funda. Sem “gritar ‘é campeão'” desde 2016, o Peixe chegou em duas finais contra o elenco multicampeão do “Porco”, mas perdeu em ambas. Primeiro, na final da Copa Libertadores de 2020 (em janeiro de 2021), no Maracanã, com gol único de Breno Lopes. Depois, mais recentemente, chegou a vencer o rival no jogo de ida da final do Paulistão 2024 por 1 a 0, mas não aguentou a pressão do Allianz Parque e levou dois gols, perdendo por 2 a 1 no placar agregado.
Portanto, desde 2020, são dez títulos do Palmeiras contra três dos rivais (todos do São Paulo), o que pode mudar no fim desta temporada. Enquanto Abel pode erguer sua 11ª taça, com o Brasileirão, o Santos pode vencer seu 1º troféu desde 2016, com a Série B.
O treinador português tem contrato com o clube até dezembro de 2025 e não existe sinal de renovação por enquanto.