Os últimos dez anos do Independente de Limeira foram bem peculiares, ao mesmo tempo que a equipe chegou em seu ápice, ficando muito próximo de chegar na elite estadual, também sofreu com rebaixamentos e péssimas gestões.
Em 2024 o Galo sofreu com um planejamento ruim e optou em correr o risco, ao final do Paulistão A4, a equipe foi rebaixada para a Segunda Divisão.
Acesso mais que especial
O ano de 2014 ficou marcado para todos os galistas, após classificar em oitavo ao mata mata, o Independente foi até a semifinal do Paulistão A3, que na época eram dois quadrangulares, a equipe foi líder da sua chave, conquistando o acesso sobre o maior rival, a Inter, no Agostinho Prada.
A Um passo da elite
Mesmo vindo da Série A-3, o Galo não se intimidou com os adversários, e ficou muito próximo do acesso para a elite estadual, na época, todas as equipes se enfrentavam em turno único, e subiam os quatro primeiros.
Ao final da competição, o Independente foi sexto colocado, empatado em pontos com o Água Santa, primeira equipe do G-4. Sendo que na últimas três rodadas precisava vencer apenas uma, mas acabou tendo uma derrota e dois empates.
Rebaixamentos seguidos
Em 2016, já veio o primeiro rebaixamento, retornando para a Série A3. No ano seguinte, 2017, além de cair para a Segunda Divisão, também viu a Inter subir para a Série A-2.
Fundo do poço
Após anos seguidos no quarto escalão do futebol paulista, oscilando entre campanhas de meio de tabela e contra o rebaixamento, o Independente vinha para a temporada 2024 almejando o acesso com uma parceria forte com a G10 Futebol, que tinha gestão do futebol do clube limeirense.
Porém, no meio do campeonato, a parceria teve seu fim, e os péssimos resultados surgiram, lutando contra o rebaixamento. Nas duas últimas rodadas, o Galo necessitava de apenas uma vitória para se salvar, mas não conseguiu, perdendo os dois jogos.